Home > Dicas

10 programas de extração de arquivos para iPod

Macworld/EUA

21/01/2010 às 17h44

Foto:

A relação entre o iTunes e iPods e iPhones traz uma série de benefícios para os usuários, no entanto é preciso jogar com as regras da Apple. Um exemplo clássico de como isso funciona é impossibilidade de copiar as músicas de volta do iPod para o computador.

Até mesmo o modo manual do iTunes que permite copiar canções de uma biblioteca do programa para um iPod não permite esse procedimento. Caso aconteça algum problema e você perca todos os dados do computador, nada mais conveniente que recuperar suas músicas a partir de um iPod, mas como fazer isso?

Abaixo você verá 10 softwares capazes de copiar as músicas de qualquer iPod de volta para um computador. Alguns deles são mais completos, outros fazem tarefas simples e funcionais que gratuitos.

Para evitar que o iTunes tente fazer a auto sincronização quando o aparelho for conectado no computador, lembre-se de manter as teclas Option e Command pressionadas.

Expod
145725-expod-icon_original.jpgO Expod, de Steve Joynt, é um programa gratuito capaz de detectar qualquer iPod assim que conectado ao computador. Clique sobre o nome do seu modelo e será mostrada uma lista com todas as faixas que ele contém. Use o campo de busca para selecionar quais músicas deseja copiar, ou então pressione Command+A para marcar todas.Ao clicar no botão Extract, na barra de ferramentas, aparecerá uma janela pedindo para especificar o destino para onde os arquivos serão copiados.

Embora o Expod mostre as playlists do seu iPod, ele não pode copiá-las. O aplicativo também não copia arquivos diretamente para o iTunes.

 

 

iPod Access

145725-ipod-access-icon_original.jpgO iPod Access, da Findley Designs, custa 20 dólares e apresenta uma série de recursos assim que detecta o iPod conectado. Você pode navegar entre as canções e vídeos armazenadas no aparelho para copiá-los em qualquer pasta do Mac ou para o iTunes. Ele também permite a importação de todas as listas de reprodução do iPod para o iTunes. 

 

iRip

145725-irip-icon_original.jpgO iRip, anteriormente conhecido por iPodRip, é desenvolvido pela The Little App Factory e custa 20 dólares. Alem da capacidade normal de pesquisar e copiar as músicas do iPod para o computador, o iRip permite que elas sejam importadas para o iTunes bem como suas listas de reprodução. Quando o programa for aberto pela primeira vez, ele exibe uma tela para você escolher entre as opções Modo de Recuperação Automática ou Manual. O Modo Manual, no entanto, não deixa que as músicas sejam copiadas para o iPod, ou busque por arquivos específicos. Ele também não faz a distinção entre as músicas que você já tem na biblioteca do iTunes com as que não tem.

Quando você conecta um novo iPod no computador, o programa não atualiza a lista de canções automaticamente. É preciso fechar a janela e escolher o novo iPod conectado.

iTunes FS

145725-itunesfs-icon_original.jpgO iTunesFS, gratuito e desenvolvido por Marcus Mueller, tem uma abordagem diferente dos outros aplicativos apresentados nesta lista. Na verdade, ele é um programa baseado em código FUSE, e requer que o programa MacFUSE seja instalado em primeiro lugar.

Quando você conectar o iPod ao computador (o iTunesFS não suporta iPhone ou iPod touch)e clicar duas vezes sobre o aplicativo, será montada uma pasta na sua área de trabalho com a unidade do seu iPod. Abra-a e você verá subpastas com álbuns, artistas e listas de reprodução do seu dispositivo. De lá você pode arrastar suas canções para a área de trabalho ou mesmo para dentro do iTunes.

Music Rescue

145725-music-rescue-icon_original.jpgDe todos os softwares que disputam o primeiro lugar da lista, o Music Rescue, da KennettNet Software, é um dos mais completos. Custando 10 libras, o programa oferece os recursos de busca, navegação e classificação das canções do seu iPod dentro do próprio programa. A interface é bem desenhada para ficar o mais próximo possível do padrão de estilo Mac. O Music Recue mostra as músicas que você já possui na biblioteca do iTunes e quais ainda não tem. Você também pode criar filtros avançados para a importação de novas músicas com metadados específicos. Alem disso, ele suporta listas de reprodução e as recria no iTunes exatamente como estão no iPod. Há algumas falhas como, por exemplo, a incapacidade de funcionar com vário iPods, assim como o iRip. De qualquer forma, é um dos aplicativos mais completos e não tão caro no mercado.

Pod to Mac

145725-pod-to-mac-icon_original.jpgO Pod to Mac era um aplicativo gratuito, mas recentemente ganhou uma atualização e passou a custar 20 dólares. Mesmo assim, quem tiver curiosidade, ainda pode baixar a versão antiga sem pagar nada. Há um botão de transferência automática no que pode copiar apenas as músicas que não estão dentro do iTunes – isso vai ajudar para remover duplicatas. O aplicativo não tem qualquer método de classificação ou de pesquisa embutido, porém pode-se reproduzi-las dentro de sua próprio interface.

PodWorks

145725-podworks-icon_original.jpgO PodWorks, da Sci-Fi Hi-Fi, é outro candidato forte pelo preço baixo e bom conjunto de recursos, mas não faz tudo o que promete. A própria interface do PodWorks pertence à versão anterior do Leopard, com botões no estilo de metal escovado. O programa consegue detectar todos os tipos de iPods e importa canções para o iTunes ou em pastas no Mac. Há também um suporte para execução de músicas e listas de reprodução. O problema é que o suporte para as listas de reprodução tem algumas falhas e criava várias copias da mesma canção.

Senuti

145725-senuti-icon_original.jpgAssim como o Music Rescue, o Senuti, da FadingRed, tem praticamente todos os recursos necessários para a transferências das músicas do iPod para o computador. Ele também permite a execução das faixas do aparelho dentro de sua própria interface. Todas essas funções funcionam como anunciado. A interface bem intuitiva favorece a manipulação do programa pela usuário.  Outro diferencial do Senuti é o suporte para copiar vídeos. As músicas do iPod não podem ser arrastadas para a área de trabalho e só podem ser copiadas de volta para o computador quando arrastadas para o itunes.

TouchCopy

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail