Home > Notícias

Um tablet com Chrome OS pode ser melhor do que o iPad da Apple

O que é possível prever a partir dos conceitos já divulgados pelo Google a respeito de um tablet com sistema baseado na web.

Tony Bradley, da PC World/EUA

03/02/2010 às 12h21

google_tablet_150.jpg
Foto:

Bastou a Apple apresentar o seu tão esperado tablet, o iPad, para que rumores de que o Google prepara mais uma cartada no segmento de computação móvel. Movimento esse que começou com o lançamento do Android e, mais recentemente, do Nexus One, que acaba de receber uma atualização para incorporar recursos multitouch. O assunto agora é o possível lançamento de um tablet, com a marca do Google e que seria baseado na plataforma Chrome OS.

O Projeto Chromium, núcleo por trás do desenvolvimento do sistema operacional Chrome OS, lançou uma série de rascunhos e conceitos sobre como seria um tablet com a plataforma do Google.

No cenário atual, o gigante de buscas é a empresa mais qualificada para lançar um dispositivo capaz de virar a mesa. Uma coisa que o Google e a Apple têm em comum é a tendência de pensar diferente de todo o resto do mercado e a sua capacidade de criar inovações que mudam os paradigmas.

tablet2-100.png

Com base nos conceitos do tablet Chrome, o Google pode tomar um caminho totalmente diferente, mas igualmente inovador. Enquanto o iPad será focado nos aplicativos móveis – similar aos populares iPhone e iPod Touch -, o tablet Chrome será baseado na web ou uma abordagem centrada em arquivos.

O conceito do Chrome OS envolve a criação de um sistema operacional baseado na internet e por isso mesmo extremamente leve e que terá uma interface similar a um navegador web, tornando extremamente simples aos usuários interagir com serviços como o Google Docs, Gmail, Picassa, entre outros.

A página do computador tablet no site do Chromium tem uma variedade de conceitos indicando como o dispositivo poderia ser desenvolvido. O site também lista uma série de elementos de design que estão sendo considerados:

  • Interação do teclado na tela: toda a interface se dará por meio dela.  
  • Carga de aplicativos como layers, proporcionando interação por toque ou buscas como forma de acessar páginas web.
  • Ações contextuais integradas.
  • Interface com zoom para abas múltiplas.
  • Abas exibidas ao lado da tela.
  • Abertura de mais de uma sessão de browser 

 

tablet2-141.png

 

Deixando de lado a estética e a interface, o tablet com Chrome OS pode ser uma ferramenta melhor que o iPad para negócios devido às funcionalidades da web.

E a razão é bem simples: muitas empresas já possuem ferramentas e aplicações baseadas na web. Neste caso, um tablet que funcione perfeitamente com a web é muito mais apropriado do que um dispositivo focado em aplicativos do iPhone.

E, como era de se esperar, os rumores sobre o desenvolvimento do produto já começaram a circular pela internet. O site Gizmodo, por exemplo, indica que o produto poderá ser desenvolvido pelo Google em parceria com a HTC - empresa responsável pela fabricação do smartphone Nexus One.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail