Home > Notícias

Ações de tecnologia empurram Nasdaq para 18 meses de alta

Bolsa atingiu 18 meses de alta nesta quinta-feira (18/3), fechando em 2391, seu ponto mais alto desde o final de agosto de 2008.

Por IDG News Service

19/03/2010 às 9h10

Foto:

A crescente confiança no mercado elevou o valor das ações de TI para níveis não vistos desde o final de 2008, quando a corrosão de Wall Street pela bolha financeira secou as vendas de tecnologia.

A Nasdaq atingiu 18 meses de alta nesta quinta-feira (18/3), fechando em 2391, seu ponto mais alto desde o final de agosto de 2008. O índice de elevação da Dow Jones e da Standard & Poor's Stock Index subiu para 17 meses seguidos.

O banco norte-americano Lehman Brothers pediu concordata há 18 meses, completados na quinta-feira (18/3). Na esteira da falência da instituição, o setor financeiro e praticamente todas as bolsas entraram em colapso. As companhias de tecnologia sofreram de mãos dadas com as empresas de outros setores.

Esta semana, as boas notícias macroeconômicas vazaram por todos os segmentos de mercado. O Departamento do Trabalho, por exemplo, afastou na quinta-feira (18/3) os temores de inflação com a divulgação de um relatório que apresentava estabilidade nos índices de preços ao consumidor, após um ligeiro aumento de 0,2% em janeiro.

O Ministério do Trabalho também anunciou em relatório, que os pedidos iniciais de subsídio de desemprego caíram para 5 mil na semana do dia 13 de março. O Federal Reserve Board revelou que sua taxa de fundos federais ficaria próximo de zero, pelo menos a curto
prazo, em um sinal de manutenção dos juros no país.

Fornecedores de tecnologia, no entanto, tem sido ajudados por um fluxo constante de otimismo no mercado de TI. Em vista desse movimento, outros setores passaram a se recuperar dos pontos baixos da recessão de um ano atrás.

As ações de TI da Nasdaq subiram 73% nos últimos 12 meses, enquanto as de telecomunicações saltaram 53% durante o mesmo período. Em comparação, o mais amplo composto Dow Jones aumentou 44 % nos últimos 12 meses.

Esta semana, a ABI Research divulgou um relatório sobre as transferências do smartphone, que mostrou uma força inesperada para o quarto trimestre de 2009. Um salto de 25% em relação ao trimestre anterior. Segundo a ABI, a Apple teve o seu melhor trimestre registrado, enquanto os smartphones Nokia chegaram a 21 milhões de unidades vendidas.

A IMS Research disse nesta semana que espera que os carregamentos anuais do smartphone para a Ásia quadrupliquem até 2015.Este salto será responsável por 29% total das transferências do smartphone em todo o mundo.

"Os mercados de celulares na China e Índia continuam a se desenvolver, especialmente com as redes 3G em expansão na China e prontas para serem lançadas na Índia", afirmou o analista da IMS Research,Chris Schreck.

As vendas de Macs aumentaram 43% no mês passado em relação a fevereiro de 2009, após um ano de 36% de média, o NPD Group informou nesta semana. Embora as comparações sejam de um período em que o setor de hardware estava em seu ponto mais baixo de
recessão, o ritmo crescente dos números de vendas é um bom sinal. As ações da Apple atingiram um recorde de 226,60 dólares em 12 de março, recuando um pouco para fechar em 224 dólares na quinta-feira (18/3).

A companhia disse na quinta-feira que as perdas líquidas para o trimestre findo em 28 de fevereiro foram de 18,5 milhões de dólares, comparado a 95 milhões de dólares no ano anterior, enquanto as vendas subiram para 350 milhões de dólares dos 91 milhões de dólares.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail