Home > Notícias

É lançado o pacote para desenvolvedores do Skype

O anúncio do Google, de entrar para o segmento de VoIp não assusta o Skype, que ganha 300 mil novas contas por dia.

IDGNewsservice/Taipei

23/06/2010 às 14h11

Foto:

O novo SDK, que faz parte do pacote SkypeKit Beta Program está oficialmente pronto para ser usado por desenvolvedores Linux. Nas próximas semanas, será distribuído aos desenvolvedores das plataforma Windows e Mac OS X – é o que afirma a página da empresa.

“O Skype tem dedicado bastante atenção ao pacote devido à eclosão de vários gadgets que ganham o mercado e têm requisitado versões integradas do software de comunicação”, afirmou o CEO da empresa, Josh Silverman, em uma conferência de imprensa realizada em Taipei.

De acordo com Silverman, a cada ano, o Skype é abordado por centenas de novos produtos, e a empresa não pretende deixar essas oportunidades passar.

 

Distribuição dirigida

“Para usufruir da versão de ensaio do SDK, os desenvolvedores precisam ser convidados. Se conseguirem certificar os produtos, ganham o status de “plugged into Skype” (conectado ao Skype – em tradução livre do inglês)”, afirma a companhia.

No mesmo dia em que o SkypeKit foi anunciado, a Google disponibilizou a própria versão de VoIp. Também neste caso o uso do software era atrelado a um registro antecipado.

O Produto do Google, o Google Voice, compete exatamente pelo mesmo mercado que está na mira do Skype. Trata-se de pessoas e empresas que queiram realizar chamadas de vídeo e áudio a partir de computadores e dispositivos móveis.

A manobra não intimidou a Josh Silverman, o CEO do Skype avisa que esta não é a primeira vez que briga com empresas de olho no segmento da empresa e até então nenhuma delas foi capaz de parar a companhia.

 

Proteína

“Mantemos o foco em nossa tecnologia, em nossa marca e em nossa comunidade de usuários – todos grandiosos”, ressalta Josh, que emenda “Estamos dez vezes maiores que éramos em 2005”.

Até o final de 2009, o Skype registrava 560 milhões de contas; esse número cresce no ritmo de 300 mil novas contas criadas todos os dias. Para o ano que vem a perspectiva é do programa ser integrado em cem milhões de computadores, já a partir das fábricas. Sobre a quantidade de computadores a ser entregue com o Skype pré-instalado em 2010, Josh prefere ficar em silêncio.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail