Home > Dicas

Saiba como restaurar dados do Time Machine no seu Mac

Dicas simples mostram como ficar preparado para eventuais bugs no computador ou caso precise transferir dados de um Mac para outro.

Macworld / EUA

24/10/2012 às 13h54

Foto:

Agora que você já sabe como usar o Time Machine de forma regular no seu Mac, é hora de estar totalmente preparado caso sua máquina sofra algum bug grave ou você precise mover dados de um Mac para outro. Restaurar dados do Time Machine é tão fácil quanto fazer backup de arquivos pela primeira vez.

Restaurar um único arquivo ou pasta

Se você está querendo um determinado arquivo ou pasta, comece conectando o HD externo que usa para os backups do Time Machine ou certificando-se de que pode se conectar com sua Time Capsule. Clique no item Time Machine na barra de menu no topo da tela e selecione a opção Entrar no Time Machine (Enter Time Machine). Aqui, aparecerão todos os seus backups salvos em ordem cronológica. Use a timeline visual no lado direito para navegar pelos seus backups e buscar por itens ou pastas específicos. Datas mais antigas são indicadas em rosa na timeline; os dados mais recentes do seu Mac estão indicados em branco. (Você verá a palavra “Now”/”Agora” em destaque na timeline.)

Não tem certeza sobre qual backup contém a última cópia do seu arquivo perdido? Tente realizar uma busca pelo Spotlight no Time Machine usando palavras-chave. Você verá um campo de buscas no canto superior direito de cada janela do Finder na visualização Time Machine. Digite o nome do arquivo ou palavras-chave relacionadas, e o Spotlight vai fazer uma busca pelos seus backups para encontrar a cópia mais recente.

dadostimemachinemac01

Assim que achar o que está procurando, use o recurso Quick Look do OS X para ter certeza: selecione o arquivo e aperte a barra de espaço para ver o arquivo sem precisar abrir seu “aplicativo mãe”.

dadostimemachinemac02

Selecione o arquivo ou pasta, e aperte o botão Restaurar (Restore). O arquivo será automaticamente copiado para o seu desktop ou para a pasta original do documento. Esse processo pode levar algum tempo, dependendo do tamanho da transferência.

Restaure um sistema inteiro

Às vezes, você pode querer restaurar todo o seu sistema a partir de um backup – digamos, caso ocorra um “crash” ou quando seu computador começa a sofrer com muitos bugs e você quer voltar o relógio para uma época mais “gentil”. Se esse é o seu caso, comece conectando o HD do Time Machine. Depois inicialize seu Mac a partir da partição de recuperação do Mountain Lion ao apertar (e segurar apertado) Command+R durante a inicialização. Isso abre o Modo de Recuperação (Recovery Mode), um pedaço do seu HD que o Moutain Lion trata como um volume separado. Ele inclui alguns utilitários essenciais para restaurar arquivos em caso de problemas. Para essa abordagem funcionar, você precisa ter um backup completo do Time Machine que inclua todos os arquivos de sistema.

Então, a janela com os Utilitários do Mac OS X aparece. Selecione a opção Restaurar a Partir do Backup do Time Machine (Restore From Time Machine Backup). Esse comando vai apagar o disco de destino – seu Mac – por isso use-o apenas se estiver restaurando um volume inteiro para sua fonte original ou para um drive de substituição.

Clique em Continuar (Continue) até alcançar a janela Selecione Uma fonte de Backup (Select a Backup Source). Lá, escolha seu HD do Time Machine e clique em Continuar. Na janela Selecione um Destino (Select a Destination), escolha o HD do seu Mac. (Usar o Modo de Recuperação/Recovery Mode apaga o HD do seu Mac antes de fazer a restauração do Time Machine; mas uma vez que o processo é finalizado, você consegue fazer login e usar seu Mac normalmente).

Transferir dados entre Macs

Vamos dizer que você comprou um novo Mac e quer transferir todos os dados do seu sistema antigo para ele. Ou imagine que você simplesmente quer transferir dados de um Mac para outro. O Time Machine também pode ajudar nessa tarefa, mas com o auxílio de outro utilitário embutido do Mountain Lion chamado Migration Assistant (Assistente de Migração).

dadostimemachinemac03

Uma vez que seu HD de backup estiver conectado, abra o Migration Assistant (em /Aplicativos/Utilitários). Uma janela do software aparecerá perguntando como você quer transferir seus dados. Escolha a opção De Outro Mac, PC, backup do Time Machine, ou outro disco (From another Mac, PC, Time Machine backup, or other disk), e então clique em Continuar. O sistema pode então pedir que você digite a senha de administrador da máquina. Faça isso, caso necessário, e clique em Continuar.

Em seguida, será pedido para você fechar os outros aplicativos que estiverem abertos. Faça isso, e clique em Continuar. Na janela seguinte, selecione a opção De um backup do Time Machine ou Outro disco e clique em Continuar.

Selecione seu HD de backup e digite a senha para ele, caso necessário. Então escolha quais itens gostaria de migrar (provavelmente você vai querer mover tudo). Clique em Continuar, e seus arquivos vão começar a ser transferidos. 

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail