Home > Notícias

IFA 2011: Panasonic apresenta câmera 3D com estabilização de imagem

HDC-Z10000 grava vídeos em 1080p e áudio em Dolby 5.1. Companhia também anunciou acordo para transmitir Olimpíadas de 2012 em 3D

IDG News Service / EUA

31/08/2011 às 17h11

Foto:

A Panasonic anunciou hoje (31/8), durante sua conferência de imprensa da companhia na feira de tecnologia IFA 2011, que transmitirá os Jogos Olímpicos de Londres em 2012 ao vivo em 3D. Além disso, a fabricante aproveitou a ocasião para apresentar sua nova câmera de vídeo 3D HDC-Z10000 com estabilização de imagem. 

A HDC-Z10000 tem um sensor de imagens de 6,5 megapixels e pode gravar vídeos HD (alta definição) em 1080p. Suas duas lentes f1.5 com zoom ótico de 10x (12x quando a gravação for feita em 2D) podem focar a 45 centímetros em 3D ou 3,5cm em 2D. Dois novos sistemas de estabilização de imagem, um para 2D e outro para 3D, facilitam na hora de gravar vídeos com pouco ruído em condições de luz baixa, afirma a companhia. A câmera também pode gravar som Dolby 5.1 por meio de duas entradas de áudio XLR com uma entrada de 48V para microfones externos.

Mas não é essa a câmera que a Panasonic vai usar para gravar os jogos Olímpicos de 2012. Essa honra ficará com o modelo AG-3DP1. A companhia fechou um acordo com o Olympic Broadcast Services (OBS) para fornecer câmeras, telas e equipes de produção para ajudar um grupo de emissoras de TV a transmitir os jogos de 2012 ao vivo. O OBS está construindo um grupo de emissoras – já são 14 até agora – que vão compartilhar imagens de uma dúzia ou mais esportes capturados em 14 locais diferentes. “Planejamos transmitir mais de 10 horas diárias de programação 3D para o mundo todo”, afirmou o diretor do OBS, Manolo Romero.

O 3D também está presente em algumas das novas TVs Viera que a Panasonic apresentou durante o evento. Mas o recurso sobre o qual a empresa mais falou foi o Viera Connect, um novo serviço que armazena conteúdo comprado e games na nuvem. 

A maioria das novas TVs que a Panasonic apresentou eram modelos de LCD menores, incluindo adições de 19 e 24 polegadas à linha D35 com iluminação LED, dock para iPod e a capacidade de gravação vídeo em um disco rígido (DVR).

Longe do palco principal e das telas grandes, outro funcionário da Panasonic arriscava dizer que o mais excitante novo produto no evento era também um dos menores: as lentes de 14-42 milímetros Power Zoom X para as câmeras Micro Four-Thirds. O que torna as lentes especiais, segundo o gerente câmeras digitais Sebastian Drawert, é um zoom silencioso e suave que o torna apropriado para vídeos. O zoom é controlado por uma pequena alavanca em vez do “anel” encontrado na maioria das lentes zoom para câmeras SLR (single-lens reflex), que o formato Micro Four-Thirds está desafiando.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail