Home > Notícias

IFA 2012: Controle remoto por pensamento está se tornando realidade

Dispositivos demonstrados na feira de tecnologia revelam que tecnologia para usar a mente como meio de interação deve chegar ao mercado nos próximos anos

Renato Rodrigues*

01/09/2012 às 10h15

Foto:

BERLIM - O controle remoto, esse acessório tão indispensável que sequer dá para imaginar como as pessoas assistiam a TV antes, pode acabar - mas não tão brevemente, claro.

Dois protótipos demonstrados na IFA 2012 revelam que as pesquisas sobre o uso dos olhos e/ou do pensamento como meio de interação com a TV e o computador estão até que avançados para uma ideia que há algum tempo parecia pura ficção científica.

A chinesa Haier, por exemplo, demonstrou um equipamento, desenvolvido em colaboração com a NeuroSky, empresa da área de eletroencefalogramas. Ainda em fase de protótipo, o dispositivo é composto de um sensor parecido com o Kinect que mapeia a posição dos olhos do usuário e de um software que faz a calibração precisa. 

Feitos os ajustes, a pessoa pode interagir com a TV olhando para os cantos (abre o menu) e piscando os olhos mais demoradamente para confirmar uma seleção. Outros movimentos, como olhadas rápidas para cima, mudam de canal e alteram o volume.

Nos testes feitos pelo IDG Now!, o sistema falhou bastante, monstrando que ainda há um bom trabalho pela frente - mas não deixa de ser promissor.

Já a alemã 4DForce está desenvolvendo um dispositivo - uma espécie de capacete com quatro sensores ao redor da cabeça que lê as ondas cerebrais e move um objeto na tela. 

4dforce

Para testar o conceito, o aparelho é usado para mover um personagem - somente para direita e esquerda - em um game. Basta relaxar e pensar em uma direção (parece fácil, mas não tanto).

De acordo com a companhia, o produto poderá ter aplicações de consumo (games e interação) e até médicas - ajudando a meditar, por exemplo (ele detecta quando as ondas cerebrais estão calmas).  Segundo a 4DForce, no entanto, ainda faltam mais pesquisas, por isso a empresa procura investidores.

* o jornalista viajou a convite da Philips

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail