Home > Notícias

IFA 2013: Samsung Gamepad transforma seu smartphone num console

Acessório pode ser acoplado a um smartphone, criando um console portátil, ou usado sem fios com um smartphone conectado à TV via HDMI, como um console de mesa.

Rafael Rigues

06/09/2013 às 11h05

SamsungGamepad_Portatil-435px.jpg
Foto:

A Samsung mostrou em seu stand na IFA 2013, feira de tecnologia que acontece entre os dias 6 e 11 de Setembro em Berlin, o Samsung Gamepad. Trata-se de um acessório que promete transformar seu smartphone em um console de videogame, de mesa ou portátil.

O Gamepad tem dois direcionais analógicos, um direcional digital, quatro botões de ação e dois gatilhos, além de botões Select, Start e GAME, que abre um menu na tela que lista os jogos instalados no smartphone.

Um braço retrátil permite prender o smartphone ao controle, criando efetivamente um console portátil como no Gametel, um acessório do qual já falamos aqui na PCWorld. Mas você também pode usá-lo como um controle sem fios para um smartphone ligado à TV via HDMI, o que na prática transforma seu aparelho em um console de videogame "de mesa".

Os jogos são os mesmos já disponíveis no Google Play. Não consegui informações sobre quais deles são compatíveis com o acessório, mas vi Need for Speed: Most Wanted, Sonic the Hedgehog 4 Episode II e Jet Set Radio rodando quase sem problemas. Digo quase porque havia um atraso perceptível entre pressionar um botão, ou o direcional, e ver o resultado da ação na tela.

samsunggamepad_tv-580px.jpg

Samsung Gamepad torna mais fácil jogar os jogos do smartphone na TV, do conforto de seu sofá

Segundo um representante da Samsung no stand o Samsung Gamepad será lançado no exterior dentro de um mês e custará US$ 79. Apesar de "projetado e otimizado" para os aparelhos da linha Galaxy, como o Galaxy Note 3 e Galaxy S4, ele também poderá ser usado em outros smartphones Android, e até mesmo como um gamepad sem fios em um PC.

O jornalista viajou à Berlim a convite da Samsung

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail