Home > Notícias

iG, Microsoft e MSTech fecham parceria para educação

Empresas lançam a iG Escola, solução que inclui ferramentas da Microsoft, plataforma BlueLab e serviço de suporte 24 horas.

Flávia Yuri, editora assistente do Computerworld

03/04/2008 às 16h42

Foto:

O iG Empresas, braço do iG para atendimento de pequenas e médias companhias, a Microsoft e a integradora MSTech anunciaram hoje o lançamento do iG Escola, plataforma de software e serviços para escolas de ensino médio e fundamental.

A solução, que está em testes há dois meses em algumas escolas do País, engloba licenciamento de software, ferramentas para construção e gestão de portal, sistema de gerenciamento de aulas, pacote de e-mail para alunos e professores, conteúdo educacional e suporte 24 horas.

Com foco em escolas de pequeno e médio porte, o preço da solução foi dimensionado de acordo com o tamanho da instituição, ficando, em média, por menos de dois reais por aluno. As escolas pagam uma mensalidade, sem ter de arcar com custos de licença.

De acordo com Silvia Fernandes Acenso, gerente comercial de Educação da Microsoft, somente a suíte de produtos – sem a plataforma de portal e a parte de serviços – sairia por 150 reais por máquina, por ano, num pacote de vinte máquinas, num valor que teria de ser pago de uma vez só.

Para Flávio Elizalde, diretor adjunto do iG Empresas, o mercado potencial da solução, prioritariamente, é de 70 mil escolas. Esse é o número de instituições que hoje estão informatizadas, de acordo com os dados do Ministério da Educação. No total, o país conta hoje com 200 mil escolas de ensino médio e fundamental. “As escolas que não foram informatizadas é uma mercado potencial de médio prazo”, diz ele.

Do lado tecnológico, o pacote inclui Windows Server, Microsoft Office, Windows XP ou Vista, Windows Life para serviço de e-mail e a plataforma BlueLab, desenvolvida de forma conjunta pelas empresas especialmente para a solução.

A BlueLab oferece ferramentas de integração entre professor e aluno através do ambiente de portal. Com ela, o professor é capaz de visualizar o conteúdo do computador de cada aluno e controlar o uso da máquina durante a aula.

Do lado do conteúdo, a Klick Educação ficou responsável pelas bibliotecas online, pela sala de aula virtual e pela criação de atividades interativas; enquanto a Ambiente de Educação cuidou do conteúdo de suporte para os professores aproveitarem melhor a ferramenta.

A iG Educação já está em testes em algumas escolas. Uma delas é a escola Suíço- Brasileira. “A Suíço-Brasileira tem em seu currículo aulas em francês, alemão, inglês e português. Graças ao uso de HD virtualizado, que é um recurso da solução, conseguimos oferecer todo o conteúdo da escola nos quatro idiomas. O professor opta na hora em que faz o login no sistema”, diz Daniel Igarashi da Cruz, presidente da MSTech.

É com recurso de HD virtualizado que a solução preserva a máquina em uso de personalizações ou outras configurações que os alunos possam fazer durante uma aula.

“Quando o computador é desligado, ele resgata a configuração original. Isso evita que o professor tenha que passar parte dos cinqüenta minutos de aula rearranjando a máquina”, diz Cruz.

A solução foi adotada pela Brasil Telecom, controladora do iG, para seu programa Educação Digital, no qual a operadora doou 500 laboratórios para 500 escolas nos dez estados em que atua. Em outra iniciativa da operadora, junto ao governo do estado de Goiás, 200 escolas receberão acesso, máquinas e a nova solução iG Empresas.

Para a Microsoft, esse é um mercado em pleno desenvolvimento no país, apesar do baixo índice de inclusão digital. “No ano passado, a área cresceu 40% e, para este ano, esse índice de ser maior”, diz Silvia.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail