Home > Notícias

Importação de contatos do Orkut para o Facebook sai do ar

Ferramenta que tenta aproveitar popularidade do Orkut no Brasil não aparece mais no Facebook e para de funcionar na rede social do Google.

Redação do IDG Now!

02/10/2009 às 9h44

Foto:

O Google demonstra não ter ficado muito satisfeito com a nova investida do rival Facebook para atrair usuários do Orkut. Na terça-feira (29/9), a rede social de Mark Zukenberg anunciou uma ferramenta que leva o usuário diretamente para a página em que o Orkut permite que todos seus contatos sejam baixados em uma planilha.

Após fazer o download do arquivo no formato CSV, o usuário deve enviá-lo para o Facebook, que aponta quais perfis usam e-mails inscritos no documento. Nesta sexta-feira (2/10), porém, a ferramenta não está mais funcionando e o convite não aparece mais na página do Facebook.

Segundo o blog TechCrunch, antes da ferramenta do Facebook, a própria ferramenta do Orkut para exportação de contatos em CSV, algo simples e rápido de se fazer, não está mais funcionando, o que dá margem à suspeita de que talvez o Google tenha suspendido a ferramenta.

Um teste realizado pelo IDG Now! mostrou que, ao tentar fazer a exportação, após digitar o código de segurança (captcha), o Orkut redireciona à sua página inicial, sem qualquer outro aviso.

O aplicativo de importação de contatos foi lançado pelo Facebook em países como Brasil e Índia, onde o Orkut é muito popular, como forma de aumentar sua base de usuários. Não é a primeira vez que o Facebook oferece uma ferramenta focada diretamente em se aproveitar da popularidade do Orkut.

Em maio,
aviso semelhante ao reproduzido nesta semana oferecia aos usuários um
botão que, instalado na barra de navegação do browser, mostrava quais
contatos do Orkut também estavam no Facebook. Em dezembro, o Facebook já havia oficializado sua versão em português.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail