Imposto de Renda 2019 | Como consultar a Restituição pelo PC ou celular

Terceiro lote deve ser disponibilizado a partir desta quinta-feira (8)

Foto: Shutterstock
https://pcworld.com.br/imposto-de-renda-2019-como-consultar-a-restituicao-pelo-pc-ou-celular/
Clique para copiar

A Receita Federal deve liberar nesta quinta-feira (8) a consulta para o terceiro lote de restituições do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2019. A data da consulta ainda não foi confirmada pela assessoria de imprensa da instituição, mas normalmente a Receita libera a consulta ao lote uma semana antes do pagamento, o que significa que o depósito deve acontecer no próximo dia 15 de agosto.

Todas as informações ficam disponíveis no site Secretaria da Receita Federal, porém também é possível checar esses dados pelo aplicativo Pessoa Física, em versões para Android e iOS. Usuários também podem consultar o valor pelo telefone através do Receitafone, no número 146.

Têm direito à devolução todos os contribuintes que pagaram impostos a mais no ano passado. Se houver valor disponível, ele então é depositado à vista na conta bancária informada na Declaração do Imposto de Renda. Até dezembro, estão previstos mais quatro lotes, que devem ser distribuídos nos dias 16 de setembro, 15 de outubro, 18 de novembro e 16 de dezembro.

Como consultar a Restituição do IRPF no PC

1. Usando qualquer navegador (Chrome, Edge, Firefox, Opera etc), certifique-se que os cookies estão habilitados, pois somente assim será possível visualizar as informações. Depois, acesse a página de consulta no site da Receita Federal.

2. Informe seu CPF e selecione 2019 no ano – possivelmente já estará marcado nessa opção. Preencha o campo de data de nascimento somente com números, informe os caracteres do captcha e clique em Consultar.

3. Na página seguinte, você verá o status de duas ações: uma da declaração e outra da restituição. A primeira diz respeito aos documentos enviados no processo de declaração do Imposto de Renda, podendo estar como Em processamento, Processada ou Com pendências. Há ainda o status Em análise, caso você tenha esquecido de enviar algum documento e faz esse envio posteriormente.

Depois de checar esses dados, o site mostra os dados da conta bancária informada na declaração junto com a data prevista para liberação do dinheiro – isso se o pagamento já estiver dentro do lote atual. Agora, se o pagamento acontecer em lotes futuros, você verá a mensagem Em fila de restituição.

4. Se você não tive direito à restituição, o status da declaração aparece como Imposto a pagar. Você pode fazer essa checagem quantas vezes quiser, em qualquer período em que novas devoluções estiverem previstas.

Como consultar a Restituição do IRPF no celular

1. Baixe o aplicativo Pessoa Física no Android ou iOS.

2. Na tela inicial, toque em Consulta Restituição. Informe seu CPF e toque no ícone de lupa para iniciar a pesquisa. É possível que você se depare com a mensagem de que o app só funciona se você habilitar atualizações em segundo plano, algo que você pode ativar nos ajustes/configurações do seu smartphone.

3. A partir daqui, o procedimento é o mesmo dos passos 3 e 4 descritos em Como consultar a Restituição do IRPF no PC.

Fonte: UOL

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site