Home > Notícias

Impostos fazem preço do Kindle Touch 3G dobrar no Brasil

Usuário que comprá-lo poderá baixar livros à vontade sem se preocupar com a conexão, mas, com taxas de importação, preço sobe de US$ 189 para US$ 411.

Ricardo Zeef Berezin, do IDG Now!

29/03/2012 às 15h16

Foto:

A Amazon anunciou esta semana a chegada do Kindle Touch 3G a 175 países – Brasil incluso. Isso não quer dizer que o consumidor brasileiro poderá ir à loja de eletrônicos mais próxima e comprar o seu, mas que poderá encomendá-lo diretamente do site da empresa e recebê-lo em casa.

O dispositivo está mais para e-reader do que para tablet – a tela nem colorida é – mas conta com um diferencial que nenhum outro possui: conexão gratuita à Internet para baixar livros. Estando em uma área coberta pelo sinal (a empresa não diz qual operadora é sua parceira), o usuário poderá fazer o download pela Kindle Store sem ter de pagar pelos dados consumidos, só pela obra. Vale a pena dar uma olhada no portal oficial para ver os locais com acesso.

Kindle3G

Roxo escuro representa o 3G e o claro, EDGE (2G)

A plataforma da Amazon possui acervo com mais de um milhão de livros, mas apenas 4,3 mil estão em português – o de Portugal.  Há best-sellers como 1822, de Laurentino Gomes, e 50 Anos a Mil, de Lobão, e aqueles que já entraram em domínio público, como Os Lusíadas e Hamlet. Dom Casmurro, de Machado de Assis, sai por apenas um dólar, e há também revistas e jornais, disponíveis, inclusive, via assinatura mensal. 

Mas tem o ponto negativo. E ele sai caro. Embora o aparelho custe 189 dólares nos Estados Unidos, o preço para importá-lo sobe para 411 dólares (753 reais), se equiparando ao Alfa, da Positivo. Trata-se de uma estimativa, já que, embora o frete para São Paulo seja de 22 dólares, a taxa de 200 dólares para entrar no País – que supera o custo do próprio aparelho – pode variar. Além do Imposto de Importação (60% sobre o valor + frete) e o IPI, é precisoa arcar com o ICMS, que muda conforme o Estado. A Amazon diz que, se for o caso, devolve o valor excedido ou paga o que faltar e debita, depois, no cartão do cliente.

Leia mais: Decisão judicial isenta Kindle de taxas de importação

Por enquanto o Kindle Touch 3G, com interface traduzida para o nosso idioma, está em pré-venda. O lançamento está marcado para 27/04 e, se o usuário adquiri-lo hoje, não o receberá até o começo de maio. Ele possui tela de 6 polegadas, 4GB de armazenamento interno e pesa apenas 220 gramas. Com o Wi-fi ativado, a bateria dura de três a seis semanas.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail