Home > Dicas

Improvise uma interface eSATA no seu PC

É muito comum usuários que querem usar HDs externos eSATA não possuírem este tipo de porta no computador.

Lincoln Spector, da PC World / EUA

01/04/2009 às 12h53

eSataCard_ilustra150.jpg
Foto:

esata_150A conexão eSATA, variante externa do padrão SATA de interface para disco rígido interno, oferece acesso mais rápido a HDs externos do que o padrão USB 2.0. Mas poucos PCs possuem portas eSATA (que, evidentemente, não tem nenhuma utilidade quando não se utiliza discos externos com essa conexão).

A seguir, você vai ver alguns itens que podem adicionar suporte a eSATA em seu PC. A qual deles você deve recorrer depende, claro, do que você já tem disponível para conectar o dispositivo.

Se você possui um…

Desktop com um conector SATA disponível na placa-mãe
Tudo o que você precisa é de um cabo adaptador SATA-para-eSATA ligado a um Bracket ATX, que você pode comprar por uns 5 reais. Mesmo somado a uma eventual taxa de entrega ou frete, o preço significa apenas uma fração de qualquer outra opção.

esata_generic_350

Pode ser que o dispositivo nem venha acompanhado de nenhum CD ou manual, mas isso nem é necessário. Se você se sente com confiança suficiente com relação aos interiores de seu PC, instalar este bracket é fácil e óbvio e não precisa nem de software nem de drivers.

Mas há um ponto negativo: seu PC irá enxergar o drive externo como se fosse interno, o que significa que o prático método plug & play não funciona. Você terá que desligar seu computador para fazer a conexão ou remover um disco com segurança. É exatamente por isso que, mesmo que tenha uma conexão SATA livre, você pode cogitar algumas das opções a seguir.

Desktop com um slot PCI Express disponível
Existe um bom número de opções nesse caso, mas nós recomendamos o cartão PCI Express SimpleTech ProSpeed eSATA, de duas portas, apesar de seu preço elevado de cerca de 70 dólares. Por quê? O software que vem no CD incluso faz com que seja extremamente fácil configurar a placa.

esata_card_350

Desktop com slot PCI livre
Agora vejamos a alternativa mais barata, porém mais difícil. A Addonics ADSA4R-E custa apenas 40 dólares apesar de ter quatro portas eSATA, além de suporte a RAID. Mas fique preparado para uma batalha inicial: o manual sofrível, mal escrito e de apenas uma página não explica direito o que há no CD (na verdade, sequer concorda que há um CD, ao pedir para o usuário inserir o ‘disquete’), e o programa de instalação é igualmente confuso. Mas depois que você instalar tudo, a coisa funciona.

Notebook com um slot Cardbus
Adoraríamos poder oferecer uma recomendação para esse caso. Testamos dois adaptadores Cardbus-para-eSATA. Ambos funcionaram, mas não conseguiram oferecer nenhuma vantagem de desempenho em relação à conexão USB, o que os torna sem sentido.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail