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Impulsionado pelo BlackBerry, mercado mundial de celulares cresce 22%

RIM teve forte desempenho, entrando pela primeira na lista das cinco maiores do setor, com 10,6 milhões de aparelhos

Computerworld/EUA

03/05/2010 às 8h18

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O mercado mundial de celulares teve forte desempenho no primeiro trimestre, com crescimento de 22%, em relação ao mesmo período do ano passado.

Segundo a consultoria IDC, esse resultado se deve ao bom resultado no setor de smartphones, somado à recuperação da economia mundial. O destaque fica por conta da RIM, fabricante do BlackBerry, que com 10,6 milhões  de aparelhos vendidos (contra 7,3 milhões registrados no início de 2009), entrou pela primeira vez no ranking dos cinco maiores fabricantes de celulares.

Foram entregues 295 milhões de celulares no primeiro trimestre, contra 242 milhões registrados no começo de 2009. O crescimento deve continuar ao longo do ano, mas não no mesmo volume do primeiro trimestre, segundo analistas de mercado. No ano passado, o setor viu as vendas caírem 17% no primeiro trimestre, um dos piores resultados da indústria de celulares.

Para o ano de 2010, a previsão nas vendas é de crescimento de 11%.

 A Nokia continua na liderança, com 108 milhões de aparelhos comercializados. Em segundo aparece a Samsung, com 64 milhões, seguida por LG (27 milhões), RIM (10,6 milhões) e Sony Ericsson, com 10,5 milhões.

A Motorola saiu a lista das cinco maiores fabricantes (vendeu 8,5 milhões de unidades), desbancada pela RIM. A companhia tem perdido participação desde 2004, quando o mercado começou a substituição de celulares tradicionais por smartphones.

A RIM é a única empresa entre as cinco maiores do ranking que vende apenas smartphones. Segundo a IDC, o BlackBerry Curve 8520 e o Bold 9700 estão entre os mais vendidos pela companhia. E uma outra boa notícia para a RIM: a companhia está ganhando mercado também entre os adolescentes, segundo a IDC.

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