Home > Notícias

Incompatibilidade faz Google abandonar o Gears

Projeto de código aberto tinha o objetivo de permitir que aplicativos web funcionassem mesmo quando o computador não estivesse conectado.

IDG News Service

04/12/2009 às 9h00

Foto:

O Google vai acabar com o Gears, projeto de código aberto lançado há dois anos para permitir que aplicativos web funcionassem mesmo quando o computador não estivesse conectado à internet, de acordo com um comunicado da empresa.

A companhia afirma que muitos dos recursos planejados para o Gears agora serão incorporados ao HTML5, a última especificação para a linguagem de códigos da web.

O Gears fez parte de uma visão do Google que tentava tornar aplicativos web mais parecidos com os de desktops.  A ideia era que os aplicativos online pudessem ser usados sem conexão com a internet, mas com a capacidade  de sincronizar os dados quando o computador estivesse online.

Componentes do Gears incluíam um servidor local e banco de dados. Os aplicativos incluíam o pacote de programas de produtividade Docs e o leitor de feeds Reader.

Incompatibilidades com o Gears dificultaram o andamento do projeto. Ele funcionava com Windows, Linux e algumas versões do Mac OS X, só que a mais recente, a 10.6, mais conhecida como Snow Leopard, não é compatível.

O Google garante que continuará com o suporte ao Gears para que sites que o usem não tenham problemas. “Mas esperamos que desenvolvedores usem HTML5 para esses recursos”, disse a companhia.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail