Home > Notícias

Índia: Intel demonstra PC de US$ 114 que utiliza TV como tela

Intel testará portátil que usa TV para dar conexão à internet para indianos; protótipo não tem data de chegada ao mercado.

IDG News Service/Índia

28/08/2008 às 11h37

Foto:

A Intel revelou nesta quinta-feira (28/08) o protótipo de um ultraportátil de baixo custo que deverá ser introduzido na Índia os próximos meses por cerca de 114 dólares.

Os aparelhos serão ofertados por fabricantes e integradores que atuem no mercado indiano.
 
Os aparelhos usarão a plataforma Atom, da Intel, mas não terão tela, afirmou uma porta-voz da companhia. O plano é que os usuários apelem para suas televisões como forma de interagir com o aparelho.

A demonstração dos novos aparelhos em Delhi foi parte do lançamento de uma iniciativa que junta iniciativa privada e Governo, chamada "Indianos Conectados", que pretende aumentar a conectividade na Índia.

A Intel deu início do programa, que será administrado e gerenciado por organizações ligadas ao Governo indiano e grupos da indústria.

O protótipo da Intel não será o único na Índia a usar a televisão como possível veículo para a inclusão digital. Um projeto do MIT pretende usar videogames de 8 bits que custam 12 dólares para popularizar aplicativos educacionais e games em comunidades afastadas no país.

O Governo indiano pretende conectar à internet 500 milhões de indianos com mais de 100 milhões de conexões banda larga e 100 milhões de aparelhos preparados para navegação distribuídos até 2012. O país tem cerca de 1,3 bilhão de habitantes.

A penetração de internet na Índia atualmente é muito baixa, com cerca de 4,6 milhões de assinantes de banda larga no final de julho, segundo o órgão regulador de telecomunicações da Índia.

A decisão do Governo de leiloar as bandas 2,5 GHz e 2,3 GHz do espectro para banda larga sem fio é vista por analistas como uma chance para popularizar o acesso à internet na Índia.

A Intel não forneceu detalhes sobre a configuração do aparelho ou possíveis planos de leva-lo para outros mercados em desenvolvimento.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail