Home > Notícias

Indonésia é o 1º país a receber o BlackBerry “sub-US$ 200” feito pela Foxconn

Smartphone de baixo custo foi mostrado durante o MWC 2014. Com codinome "Jakarta" e nome comercial Z3, o aparelho começa a ser vendido em abril

Martyn Williams, IDG News Service

25/02/2014 às 5h41

blackberry foxconn.jpg
Foto:

O primeiro celular da BlackBerry produzido pela empresa chinesa Foxconn vai estrear em abril na Indonésia, anunciou o CEO da BlackBerry, John Chen, nesta terça-feira, 25/02, durante o Mobile World Congress (MWC 2014), em Barcelona. Na foto, Chen (esquerda) e Terry Gou, CEO da Foxconn, mostram o novo aparelho.

O dispositivo tem o codinome de "Jakarta" mas ganhou o nome comercial de Z3. Ele é resultado da parceria entre a BlackBerry e a Foxconn, que busca migrar o design e a produção de aparelhos de baixo custo para fora da companhia.

O Z3 tem uma tela touchscreen de 5 polegadas e vai ser equipado com o sistema operacional 10.2.1 da BlackBerry. Ele deverá custar menos de 200 dólares no varejo. As empresa não divulgaram outros detalhes técnicos por hora.

"Será um aparelho muito, muito atraente para o mercado", disse John Chen durante a coletiva de imprensa no MWC 2014. "Quando eu entrei no mercado de telefones, me disseram que levaria entre 9 e 12 meses para ter um aparelho pronto para ser vendido. Em menos de três meses o telefone está pronto, testado e agora estamos trabalhando na distribuição", disse Chen.

O acordo da BlackBerry com a Foxconn foi assinado no início de dezembro e marca uma grande mudança no modelo de desenvolvimento de aparelhos da empresa canadense. Pelo acordo, a Foxconn vai assumir o desenvolvimento de dispositivos de baixo custo, enquanto a BlackBerry vai continuar a desenvolver aparelhos top de linha.

Chen anunciou que o Z3 será lançado em outros países. O mesmo modelo começará a ser vendido em outros países do sudoeste asiático e a BlackBerry planeja ter uma versão LTE para ser vendida no resto do mundo. O executivo não especificou uma data de lançamento da versão LTE, apenas brincou dizendo que "será no futuro, antes de eu morrer".

O CEO também disse que uma nova versão do smartphone Q10, chamado Q20, estará disponível no final deste ano. Ele terá um teclado QWERTY como o Q10, e inclui os botões de menu, back e send e o trackpad que tem sido a marca registrada dos velhos modelos da BlackBerry e que está sendo trazido de volta depois dos consumidores reclamarem. 

Chen brincou dizendo que esse novo aparelho vai se chamar "BlackBerry Classic" e estará disponível no segundo semestre de 2014.

Segundo o Gartner, a BlackBerry em 2013 deteve 1,9% do mercado, com distribuição de 18,6 milhões de aparelhos. Isso é bem inferior à fatia de 5% que a companhia tinha em 2012.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail