Home > Notícias

Indústria de música quer cobrar impostos sobre as vendas de iPod

Grupos do Reino Unido querem cobrar taxa para permitir transferência de músicas de CDs para MP3 players legalmente.

Macworld/Reino Unido

16/04/2008 às 14h59

Foto:

Grupos da indústria de música do Reino Unido querem cobrar impostos sobre a venda de iPods para, em troca, permitir que os usuários transfiram músicas de CDs para seus MP3 players legalmente, informa o site  Out-law.com.

Apesar da prática ser comum, ela é tecnicamente ilegal de acordo com as leis do país. A indústria sugeriu então a cobrança de uma taxa sobre a venda de tocadores, como o iPod, para legalizar a transferência de música entre os formatos.

O Grupo de Negócios de Música (MBG na sigla em inglês), que representa produtores, letristras, agentes e músicos, rejeitou a proposta do Departamento de Propriedade Intelectual do Reino Unido (IPO) de permitir a transferência sem taxas adicionais. 

“Uma enorme receita é originada da transferência de músicas. Em 2007, foram vendidos mais de 20 milhões de players de MP3 no Reino Unido e aproximadamente 90% das músicas tocadas nesses aparelhos são copiadas”, afirmou a MBG em resposta ao IPO.

“Quem tem direitos autorais sobre esse material não recebe nada, enquanto consumidores e empresas de tecnologia estão lucrando com o trabalho deles; isso é uma falha de mercado”, acrescentou o Grupo.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail