Home > Notícias

Infecções pelo adware VideoPlay aumentaram 400% em um mês

Pesquisa aponta que entre janeiro e fevereiro deste ano, incidência do adware foi significativa; o motivo: a web 2.0.

Redação da PC World

04/03/2009 às 13h32

videoplay_150.JPG
Foto:

videoplay_150Uma pesquisa realizada pelo laboratório anti-malware espanhol Panda Labs (da mesma empresa fabricante da suíte de segurança Panda Security) detectou um aumento de mais de 400% nas amostras do adware VideoPlay entre janeiro e fevereiro de 2009.

O principal motivo para isso ocorrer é que criminosos estão usando websites 2.0 populares como Digg.com ou YouTube para disseminar esse malware.

O adware VideoPlay foi desenvolvido para baixar um worm no PC, programado para roubar contas e senhas de e-mails para acessar diferentes serviços da web.

De posse desses dados os ladrões virtuais podem usá-los para roubar novas senhas em serviços como o Digg.com e YouTube e postarem comentários maliciosos, aumentando as infecções causadas pelo adware.

videoplay_youtube_350

Comentário malicioso em vídeo do YouTube promete mais vídeos eróticos

A disseminação da praga nesses dois sites ocorre por meio de comentários em fóruns (no caso do Digg.com) ou em vídeos (no YouTube). Estes comentários dizem que o usuário poderá ver vídeos pornográficos se clicarem no link fornecido no post.

No entanto, quem clicar neles será redirecionado para uma página onde terá que baixar um codec para que seja possível assistir ao vídeo. Quem fizer isso estará permitindo que o adware entre em seu sistema.

A empresa afirma que somente na semana passada mais de 2,5 mil PCs foram infectados pelo VideoPlay. E alertam que mesmo em sites confiáveis, os usuários devem ser cautelosos e sempre observarem por chamadas muito sensacionalistas, pois este é o principal truque para enganar os usuários e infectar as máquinas.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail