Home > Notícias

Inmetro vai testar desempenho de serviços web móveis e de TV Digital

Laboratório móvel, que demandou R$ 500 mil, começa a testar rádio digital em São Paulo na próxima semana, e 3G no início de 2010.

Daniela Braun, do IDG Now!

25/09/2009 às 17h12

Foto:

A qualidade de serviço de redes 3G, Wimax, TV Digital e Rádio Digital, em todo o Brasil, será testada em um novo laboratório móvel do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro).

Adaptado em uma van, o Laboratório Móvel de Telecomunicações e TV Digital, inaugurado nesta sexta-feira (25/9) no Campus do Inmetro em Xerém, no Rio de Janeiro, começa a realizar testes de rádio digital, na próxima semana, em São Paulo.

Contando com um investimento de 500 mil reais, o projeto foi realizado em parceria com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e a Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Faurgs).

Segundo o Inmetro, a estrutura do laboratório móvel conta com três analisadores de espectro de sinal, um mastro, equipamento de TV de alta definição, aparelho de drive test, gerador e ar condicionado.

A partir dos dados coletados por oito pesquisadores em campo, poderão ser adotadas medidas para melhorar a recepção dos sinais nas cidades onde forem constatadas deficiências, informa o Inmetro.

Nos próximos três meses, o laboratório móvel se concentra nos testes de rádio digital para ajudar o Ministério das Comunicações a definir um padrão para a tecnologia, informa o chefe da divisão de metrologia em telecomunicações do Inmetro, Rodolfo Saboia Lima de Souza.

“Depois deste período vamos nos concentrar em testes de TV Digital e 3G”, prevê Souza. O especialista acrescenta que os testes de 3G irão incluir a qualidade dos serviços de transmissão de dados para esclarecimento ao consumidor.

Banda larga fixa
Até o fim de 2009, o Inmetro também começa a medir a qualidade dos serviços de banda larga fixa – usando tecnologias de transmissão via ADSL e a cabo, informa Souza.

Após a assinatura de um acordo com a Anatel e o Comitê Gestor da Internet Brasileira (CGI.br) no final de julho, o Inmetro agora está na fase de instalação de equipamentos para iniciar a medição da banda larga fixa.

Os primeiros testes, segundo Souza, devem ser realizados em capitais das regiões Sudeste, Sul e Nordeste com grande concentração de assinantes de banda larga.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail