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Instabilidades na Locaweb já duram mais de dez dias, alertam clientes

Problema técnico em servidor de e-mail identificado em 26/3 ainda afeta serviços de hospedagem, cloud computing e banco de dados.

Daniela Braun, para a Computerworld

06/04/2010 às 19h35

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Foto:

cloud_problema_150Clientes da Locaweb continuam enfrentando instabilidades em serviços de e-mail e computação em nuvem prestados pela empresa, dez dias após a identificação de um problema técnico em um dos servidores de e-mail da companhia.

"Estamos com problemas com a Locaweb e o pessoal da área técnica deles não resolve e nem dá previsão de retorno", reclamou o cliente Arthur M., por e-mail à Computerworld, na terça-feira (6/4). "O problema está no cloud computing", alertou o usuário.

Em comunicado emitido no início da semana, a Locaweb informa ter identificado problemas técnicos em um de seus servidores de e-mail no dia 26 de março e que as instabilidades foram resolvidas no dia 31/3. A empresa informou também que faria mudanças em sua rede. "Estamos realizando um processo de reestruturação que deve ser concluído na sexta-feira, 2/4, e todos os clientes que foram afetados pelo problema perceberão uma melhora gradativa até sua conclusão, quando o serviço voltará à normalidade".

Na segunda-feira (5/4), os problemas não pareciam solucionados para diversos clientes. Pelo Twitter, usuários da Locaweb relataram que diversos serviços da empresa foram afetados e ainda estavam fora do ar. "Todos os serviços da #Locaweb estão fora, estamos com o mesmo problema no e-mail, hospedagem, banco de dados...", relatou um usuário ao perfil da Computerworld.

Questionada pela reportagem da Computerworld sobre o prazo para solução das instabilidades recentes, a empresa informou somente que os problemas foram normalizados. "Como forma de demonstrar transparência, a Locaweb disponibiliza, desde julho de 2009, o “Statusblog” em http://statusblog.locaweb.com.br/, onde é possível obter informações on-line e em tempo real sobre eventuais dificuldades de larga escala apresentadas e prazo para solução das mesmas", respondeu o diretor de Operações e Qualidade da Locaweb, Francisco Zapata, por e-mail.

No depoimento por e-mail, o usuário da empresa afirma que o status do serviço não estava atualizado. "No blog deles parece tudo tranquilo, pois lá consta que o problema foi resolvido, mas não foi não, e eu sou uma prova viva disso", diz Arthur.

A empresa não esclarece se pretende ressarcir os usuários afetados pelos problemas. "A Locaweb tem um relacionamento aberto e claro com todos os clientes. Cada situação é analisada individualmente, e sempre trabalhamos na direção de satisfazer as expectativas dos clientes", disse Zapata.

Atualmente, a Locaweb atende mais de 2 milhões de usuários, "mas apenas uma parcela destes foi afetada por esta situação", afirma a empresa. A empresa conta com 200 mil clientes, hospeda 500 mil domínios e atende a mais de 3,5 mil clientes com soluções de cloud computing. "Todos os clientes afetados foram devidamente comunicados pelas vias normais de contato", informou o executivo.

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