Home > Notícias

Instagram finalmente ganha versão para Android

Versão do aplicativo de compartilhamento de fotos, até então exclusivo do iPhone, estava sendo especulada desde o ano passado

Cauê Fabiano, IDG Now

03/04/2012 às 13h05

Foto:

O famoso aplicativo de compartilhamento de fotos Instagram finalmente chegou à plataforma móvel do Google. O aplicativo foi liberado silenciosamente, sem nenhum anúncio no twitter oficial da empresa. Só depois que o app já estava disponível a empresa decidiu fazer um post em seu blog

"Estamos animados ao oferecer uma maneira para os usuários Android se juntarem aos seus amigos do iOS no Instagram para compartilhar suas fotos com o mundo" escreveu a empresa, que apontou ainda que o objetivo da versão era deixar a experiência no Android a mais próxima possível quando comparada ao iOS, já que ambos os apps possuem os mesmo filtros e fazem parte da mesma comunidade de compartilhamento.

As especulações da chegada do aplicativo ao Android ficaram mais fortes esse ano, principalmente em março, quando os desenvolvedores afirmaram que o app já estava a caminho e seria lançado em breve, montando até uma lista de interessados, que receberiam um aviso quando o app fosse liberado oficialmente. O Instagram, até então, era exclusivo da plataforma iOS, e funcionava em iPhones, iPads e iPods Touch, e contabilizou cerca de 27 milhões de usuários em março.  De acordo com a postagem de hoje (3/4) no blog da empresa, o Instagram já contaria com mais de 30 milhões de usuários apenas em dispositivos Apple.

 

instagramandroid.jpg
App já pode ser baixado nos celulares Android

 

Apesar de conter os mesmos 18 filtros presentes na versão do iOS, o Instagram chegou com algumas novidades em sua interface: ao visualizar seu perfil (com informações das fotos postadas, seguidores e perfis que o usuário segue), há dois tipos de visualização do feed, em grade ou em lista - no iPhone, apenas este primeiro modo está disponível. 

Por outro lado, a versão para Android não recebeu todas as ferramentas disponíveis para a plataforma da Apple. Não é possível aplicar filtros e molduras em tempo real, apenas depois que a foto foi tirada, e a opção para tilt-shift (que produz o efeito de miniatura nas fotos) não está presente no sistema operacional da Google. Os recursos para correção de luz , para utilizar fotos da galeria e rotacionar a imagem foram mantidos.

O app é gratuito, tem 13MB e pode ser baixado na loja de aplicativos do Google. O Instagram para roda em aparelhos com Android 2.2 ou superior.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail