Home > Notícias

Instagram vai avisar usuários que podem ter contas banidas

Quem estiver prestes a ser bloqueado poderá reivindicar o conteúdo denunciado na plataforma

Da Redação

18/07/2019 às 18h30

Foto: Shutterstock

A partir desta quinta-feira (18), o Instagram passará a avisar os usuários que estiverem com suas contas prestes a serem removidas por infringirem as normas de boa convivência da rede social. O aviso mostrará aos usuários o comentário, foto ou Stories que teve de ser removido e o que motivou tal ação.

A mudança ajudará os usuários no entendimento de suas violações e dará oportunidade para que mudem o teor das atividades que executam dentro do app. “Se você postar algo que vá contra nossas diretrizes de novo, sua conta pode ser deletada”, dirá o aviso. Além disso, através da mesma página de alerta, será possível demonstrar desaprovação e apelar contra a decisão tomada pelo Instagram - ação que só podia ser feita por meio de uma página separada na web.

Outra medida tomada foi a flexibilização da margem que o time de moderação da rede social tem para banir infratores. Antes, a exclusão só vinha depois que o usuário tivesse atingido uma “certa porcentagem de conteúdo impróprio”. Agora, basta que a pessoa viole as normas algumas vezes dentro de uma janela de tempo pré-estabelecida para que ela seja removida e perca todas as suas informações, incluindo seguidores.

Alguns tipos de conteúdo poderão ser reivindicados, como é o caso de fotos que apresentam nudez e comentários classificados como discurso de ódio. A mudança ainda não será suficiente, também, para impedir que fotos de amamentação e sangue menstrual sejam removidas, visto que são permitidas, mas sofrem denúncias frequentes.

Fonte: The Verge

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail