Home > Notícias

Instagraph permite postar no Instagram a partir do Windows Phone 8

App funciona e “quebra o galho” enquanto um cliente oficial para a popular rede social não é lançado, mas precisa de ajuda para ser uma solução completa.

Rafael Rigues, PCWorld Brasil

03/05/2013 às 16h39

Foto:

As pessoas adoram tirar fotos com seus smartphones, e gostam mais ainda de compartilhá-las com amigos, familiares e conhecidos. E para isso não há nada melhor que uma rede social dedicada à fotografia, como o popular Instagram. Infelizmente os usuários de aparelhos com o Windows Phone 8 não podem participar da brincadeira, pois não há um cliente oficial do Instagram para a plataforma da Microsoft.

Ou melhor, não podiam, já que alguns desenvolvedores conseguiram um “jeitinho” de driblar limitações impostas pelos criadores do serviço. É aí que entra o Instagraph, um app (R$ 3,99, só para Windows Phone 8) criado com um único propósito: permitir a publicação de fotos no Instagram a partir de um Windows Phone. 

O app é muito fácil de usar. Quando aberto ele mostra uma painel com as imagens armazenadas em seu aparelho. Basta escolher uma e surge na tela o Photo Editor, onde você pode fazer recortes, ajustes ou aplicar efeitos. Quando estiver satisfeito clique no ícone do disquete (Save), adicione um comentário e clique no botão Share no rodapé da tela. Pronto! Em alguns minutos sua foto estará no ar no Instagram, como se você tivesse publicado ela usando um iPhone ou smartphone Android.

instagraph_compose-360px.jpg
Instagraph: poste fotos no Instagram com seu Windows Phone 8

Digo “alguns minutos” porque quando você manda publicar uma imagem ela é enviada para uma fila nos servidores do Instagraph, que irão se encarregar de publicá-la no Instagram. Clique no ícone History no rodapé da tela principal do app para acessar uma página com seu histórico de uploads, que lista não só as imagens que já foram publicadas com sucesso, como também as que estão na fila e indica quando tempo será necessário até que elas sejam publicadas.

Nem tudo é perfeito

O Instagraph funcionou bem em nossos testes, mas tem limitações. Uma das maiores é que não é possível criar uma conta no Instagram usando o app: você precisa de uma conta já existente, criada usando um aparelho com iOS ou Android e o cliente oficial. Há um limite no upload de imagens, cinco por dia. E ao escolher uma imagem ele automaticamente a corta em uma proporção “quadrada” mas não dá controle sobre o corte, o que pode prejudicar o enquadramento.

instagraph_effects-360px.jpg
Filtros são diferentes dos do Instagram, e um tanto exagerados

Embora o editor de imagens integrado ao Instagraph tenha alguns recursos interessantes, como ajuste de saturação e brilho, branqueador de dentes e redutor de olhos vermelhos, os filtros (chamados Effects) não são os mesmos do Instagram, e tem qualidade pior: no geral eles “exageram na dose”, prejudicando a imagem. O único que consigo me imaginar usando é o San Carmen, que dá à foto uma aparência desbotada.

Felizmente não é necessário usar o editor integrado: você pode usar o editor de imagens de sua preferência (como o Estudio Criativo nos aparelhos da Nokia) e, quando o resultado estiver ao seu gosto, clicar no botão Mais (os no canto inferior direito da tela), em compartilhar... e escolher o Instagraph na lista. A partir daí basta adicionar um comentário e postar a foto.

Dupla dinâmica

Por fim o Instagraph não tem nenhum outro recurso além da publicação de imagens. Você não pode ver e curtir as fotos de seus amigos, fazer comentários, explorar as contas de outros usuários ou sequer acessar seu perfil. Felizmente há um outro app chamado Metrogram (gratuito para Windows Phone 7.5 ou Windows Phone 8) que traz estes recursos, e faz isso com uma interface muito atraente.

O desenvolvedor do Metrogram insinuou recentemente que os dois programas podem se fundir em um futuro próximo, o que daria aos usuários do Windows Phone uma solução muito mais completa.

metrogram_detalhes-360px.jpg
Metrogram permite interagir com as fotos de seus amigos no Instagram

O Calcanhar de Aquiles do Instagraph é que ele é um cliente não oficial para o Instagram, e a política é que só os clientes oficiais podem publicar imagens na rede. Nada impede os desenvolvedores do Instagram de a qualquer momento “fechar” o buraco usado pelo Instagraph para a publicação, tornando o app inútil. 

Ainda assim, se você tem um Windows Phone 8 e sente falta do Instagram, a dupla Instagraph e Metrogram é capaz de “segurar as pontas” até que um cliente oficial seja lançado. 

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail