Home > Notícias

Instalação do Internet Explorer 8 será alterada, informa Microsoft

Depois de instalado, surgirá uma janela para que usuários escolham qual será o navegador preferencial do Windows.

IDG News Service/EUA

10/08/2009 às 13h48

Foto:

A Microsoft informou a um juiz norte-americano que vai mudar o processo de instalação do Internet Explorer 8 a partir desta semana. O objetivo é cessar com as reclamações de que o navegador se instala automaticamente como o browser padrão do Windows.

A reclamação surgiu em maio, quando a Mozilla e a Opera descobriram que a Microsoft estava usando o processo de instalação do Internet Explorer 8 para fazer com que o programa voltasse a ser o navegador preferencial, sem que os usuários concordassem abertamente com a mudança.

“Usar o canal Windows Update (de atualização do sistema operacional da Microsoft) de uma maneira que prejudica as escolhas do usuário é um exemplo claro de como a Microsoft usa sua posição monopolizadora para prejudicar a competição”, disse Mitchell Baker, presidente da Fundação Mozilla, que desenvolve o navegador Firefox.

Agora, a instalação expressa do IE8 vai exibir, ao fim do processo, uma tela onde o usuário poderá determinar qual navegador quer usar preferencialmente no Windows. A Microsoft foi contatada pela reportagem do IDG News Service, mas, até o momento, não comentou sobre as mudanças no navegador.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail