Home > Notícias

InstallerApp dribla o iTunes e instala aplicativos no iPhone

Com o serviço, o usuário pode baixar softwares para o computador sem usar a App Store e transferi-los para o smartphone da Apple pela conexão USB

Macworld/EUA

25/03/2009 às 13h13

Foto:

Apesar da longa história envolvendo o chamado jailbreaking de iPhone - a habilidade de hackear o aparelho para instalar aplicativos de outros desenvolvedores que não a Apple  – as soluções oficias apresentadas pela Apple sempre ofereceram poucas funções que o desbloqueio não conseguia alcançar. E o novo programa InstallerApp promete ir além.

O InstallerApp, da RipDev, é um aplicativo para seu Mac (em breve disponível para PCs Windows também), que permite que você baixe aplicativos para o seu computador e transfira-os para seu aparelho pela conexão USB. Se isso soa um pouco como um "iTunes para aplicativos desbloqueados". Bem, é porque é exatamente isso.

downloadinterna

Acione o aplicativo e você terá uma lista de milhares de aplicativos para iPhone disponíveis por fontes não-Apple – a lista pode parecer bem familiar, uma vez que os criadores do InstallerApp também fizeram o popular aplicativo Installer iPhone, que é usado pela maior parte dos aplicativos desbloqueados (InstallerApp também tem suporte para o Cydia, outra fonte popular para aplicativos desbloqueados).

Pelo InstallerApp você pode buscar programas, navegar por categorias (há alguns duplicados, por erros de digitação – mas isso não é grande problema), e sim, instala os aplicativos no seu telefone. O InstallerApp também checa por atualizações dos aplicativos que já estão no seu iPhone.

Segundo os desenvolvedores,  o InstallerApp pode ser usado para instalar o aplicativo iPhone Installer sem desbloquear o aparelho, o que tornaria possível que aplicativos não-Apple possam viver em paz ao lado de aplicativos distribuídos oficialmente. Parece que os jailbreakers deram mais um passo em direção à criação de um competidor viável para a App Store.

O InstallerApp requer Mac OS X 10.5 ou posterior e Mac baseado em Intel. Até agora só há suporte para o iPhone original e iPhone 3G, mas nada para o iPod touch. A licença  custa US$ 7; sem ela, você pode usar o aplicativo, navegar pelo estoque, e usá-lo para instalar o aplicativo Installer no seu iPhone, mas não poderá instalar mais nenhum aplicativo no aparelho.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail