Home > Dicas

Instalou o SP1 do Vista e se arrependeu? Veja como voltar atrás

Saiba como desinstalar o Service Pack 1 do sistema operacional no caso de estar enfrentando dificuldades com a atualização.

Computerworld/EUA

25/03/2008 às 18h36

pc_triste_150.jpg
Foto:

pc_triste_150Na semana passada, a Microsoft divulgou o Windows Vista Service Pack 1 pelo Windows Update, dando a grande parte dos usuários do novo sistema operacional a primeira impressão sobre a grande atualização.

Houve só um problema: alguns não gostaram nem um pouco do encontraram. Um usuário, identificado como "Ronroyer", publicou um comentário no blog oficial do Vista afirmando que o SP1 havia inviabilizado sua conexão à internet. "Tentei de tudo, sem qualquer sucesso. Isto tudo foi uma experiência frustrante", afirmou.

Se você burlou as regras da Microsoft e, após baixar o SP1 para o Windows Vista em inglês, também teve problemas do tipo com a atualização, você pode voltar ao tempo em que seu PC, desatualizado, era mais estável e funcional.

Este passo-a-passo detalhado vai ajudar usuários que tiveram problemas na instalação do Service Pack 1 (a própria Microsoft assume que certos drivers não funcionam direito com a nova atualização) a reverter o procedimento.

Por onde começar
Como se livrar do SP1? A maneira mais simples, segundo a documentação oferecida pelo suporte da Microsoft, é desinstalar o pacote usando o procedimento normal para retirar aplicativos não desejados.

No Painel de Controle, clique em Programas e escolha a opção Desinstale um programa. Clique sobre Veja atualizações instaladas, selecione Service Pack for Microsoft Windows (KB936330) e acione Desinstalar.

Quanto tempo leva para desatualizar o SP1? Segundo o suporte técnico da Microsoft, entre 20 minutos e 30 minutos. Em testes feitos com uma versão Windows Vista Ultimate, foram necessários cerca de 35 minutos para que o sistema voltasse à sua configuração original.

Assim como a instalação, a desinstalação do SP1 é um processo de três estágios. Há duas inicializações exigidas: uma no meio e outra chegando ao fim do processo. A inicialização exigida no meio do processo não acontece automaticamente e será necessário que o usuário esteja atento para intervir. O resto é automático.
++++
pc_triste_150Ficam muitos resquícios do SP1 na máquina? A Microsoft diz que não. Mas as atualizações que a Microsoft exigem antes de oferecer o SP1 pelo Windows Update - classificados como "pré-requisitos" pela companhia - permanecem.

O Service Pack 1 contém as atualizações KB935509 para o BitLocker, divulgada em janeiro, e os pacotes KB938371 e KB937287 (oferecidos em fevereiro), que, ao ser instalado em algumas máquinas, enfrentou problemas com inicializações infinitas entre determinados usuários. A Microsoft corrigiu a atualização dias depois.

Existem outras maneiras aprovadas pela Microsoft de desinstalar o SP1? Segundo o documento de suporte do KB948537, a companhia afirma que usuários também podem reverter a instalação do SP1 usando a funções de Restauração de Sistema do Vista.

A Microsoft cita duas opções: uma offline, que pode ser usada por um PC não conectado à internet (por falta de acesso ou por culpa do SP1, talvez); e outra para micros conectados à internet.

A Microsoft apresenta com detalhes os passos no material técnico da atualização KB948537.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail