Home > Notícias

Intel anuncia nova geração de chips Atom para netbooks

Atom N450 promete melhor desempenho e menor consumo de bateria. Chip integra placa gráfica para rodar imagens em alta definição.

IDG News Service

21/12/2009 às 8h34

Foto:

A Intel lançou nesta segunda-feira (21/10) seu primeiro processador de netbook Atom de nova geração, garantindo maior tempo de duração da bateria e melhorias no desempenho para laptops de baixo custo.

O processador Atom N450 (codinome Pinetrail) é 60% menor do que os atuais e consome cerca de 20% menos energia, disse o diretor de marketing da Intel, Anil Nanduri.

O tamanho reduzido do chip pode permitir a criação de novos dispositivos, como netbooks mais finos e tablets, segundo Nanduri . Equipamentos com o N450 serão mostrados por grandes fabricantes durante a feira de eletrônicos Consumer Eletronics Show (CES), que será realizada em Las Vegas, nos Estados Unidos, entre os dias 7 e 10 de janeiro.

A empresa tem cerca de 80 designs de netbooks baseados no processador, segundo Nanduri. A companhia não divulgou o preço do chip, mas disse que os computadores serão lançados com preço similar aos netbooks do mercado.

O Atom N450 tem um núcleo e roda a uma velocidade de 1.66 GHz, a mesma do já existente chip Atom N280. A diferença está no tamanho do chip, que integra memória e funções gráficas. O N450 pode processar arquivos multimídia mais rapidamente e liberar banda para o processador se comunicar com outros componentes.

O chip gráfico integrado ao N450 é capaz de rodar imagens em alta definição nativamente, mas Nanduri insiste que o processador foi feito para conteúdos de internet, não para rodar jogos ou assistir filmes. “Ele não foi feito para quem procura por um tocador de Blu-ray”, garante Nanduri.

intel-pinetrail.jpg

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail