Home > Notícias

Intel anuncia processadores Core i3, i5 e i7 de baixa voltagem

Família Arrandale, da Intel, ganha versão de baixa voltagem para equipar notebooks mais leves e finos.

Jason Cross, da PC WORLD/EUA

24/05/2010 às 18h14

corei5_150.jpg
Foto:

corei5_150.jpgA Intel lançou hoje (24/5) os processadores Core i3, Core i5 e Core i7 na versão ULV (Ultra-Low Voltage).  A empresa afirma que os chips oferecem até 32% mais desempenho que os processadores ULV da família Core 2 (Core 2 Duo e Core 2 Solo), popular em vários notebooks ultra-portáteis.

Ao mesmo tempo, o uso de energia é reduzido até 15% quando comparado com a mesma família (Core 2).

O Core i5-520UM funciona a 1,06 GHz e tem uma dissipação térmica de apenas 18 watts. O Core i7-640UM trabalha a 1,2 GHz e, como outros processadores i7 para portáteis, tem dois núcleos físicos.

Isso é interessante para suprir a necessidade de usuários que não precisam de tanto poder de processamento e querem mais tempo de vida de bateria.

Mas também pode ser um pouco confuso para o consumidor. Suponha que ele veja dois notebooks, um com Core i7 mobile ULV e outro com Core i5 mobile comum. Será que o consumidor mais leigo vai entender que o portátil com esse Core i5 é mais potente do que o portátil com Core i7, somente pelo fato que esse ultimo vem com a sigla ULV?

Além disso, a versão ULV oferece suporte a memória padrão DDR3 800, enquanto a versão padrão oferece suporte também para DDR3 1066, o que causa diferença na largura de banda para os dados também.

A conclusão é que a família ULV dos processadores Core i3, i5 e i7 devem fornecer impulso significativo no desempenho e até mesmo uma melhoria na vida da bateria em comparação com a família atual de ULV Core 2 Duo e Core 2 Solo.

Os notebooks bem finos e leves equipados com esses processadores devem ainda demorar cerca de dois meses para chegar ao mercado. Apenas lembre-se que a sigla ULV significa menos consumo de energia e, em consequência, oferece menos potência do que a família composta pelos processadores Core i3, i5 e i7 padrão.

O Anúncio oficial pode ser visto no site da Intel.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail