Home > Notícias

Intel apresenta detalhes sobre novos chips Clarkdale e Arrandale

O Clarkdale será um processador para desktops enquanto o Arrandale atenderá ao setor móvel.

Redação da PC World/EUA

04/01/2010 às 16h43

Foto:

A poucos dias do início da CES 2010, maior evento do mercado eletrônicos do mundo, a Intel divulgou detalhes sobre os seus mais recentes processadores Arrandale e Clarkdale.

Ambos os produtos são baseados na nova arquitetura Westmere que integra processamento gráfico (GPU) e funções de controle de memória à CPU, eliminando a necessidade de adaptadores gráficos e de componentes Northbridge.

Os chips serão fabricados em modelos com dois núcleos - Corei7, Corei5 e Corei3 - em diversas velocidades de clock e voltagem operacional.

Os processadores Clarkdale são direcionados para desktop PCs, enquanto os Arrandale visam atender o mercado de notebooks.  

Assim como os novos processadores Atom com arquitetura Pinetrail, os chips Arrandale permitirão aos fabricantes desenvolver computadores portáteis menores, com menor consumo de energia e que geram menos calor.

Além disso, os processadores Arrandale vão melhorar o desempenho com um recurso de “frequência dinâmica”, que permite variar a velocidade do clock das funções de GPU e CPU. Ao assistir um disco Blu-ray, por exemplo, o processador pode ajustar os recursos dinamicamente e favorecer o processamento gráfico para aperfeiçoar o desempenho.

A Intel já trabalha na produção e distribuição desses processadores aos fabricantes. Assim, é provável que computadores com os novos chips sejam lançados já durante a CES 2010, que começa na quinta-feira (7/1) em Las Vegas (EUA).

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail