Home > Notícias

Intel apresenta drone de US$ 2 mil que é capaz de evitar obstáculos

Empresa apresentou o equipamento Typhoon H na CES 2016. Segundo CEO da Intel, Brian Krzanich, drone será comercializado até a metade desse ano

IDG News Service

06/01/2016 às 11h17

DroneCES_Intel_625.jpg
Foto:

Durante o seu keynote de abertura no Consumer Eletronics Show 2016, em Las Vegas, a Intel preparou um grande show para demonstrar ao vivo um drone que consegue evitar obstáculos. 

No caso, o drone "Typhoon H" feito pela Yuneec e que usa tecnologia RealSense 3D da Intel para evitar obstáculos automaticamente enquanto voa. 

No palco, um ciclista pedalava e se desviava de árvores artificiais e o drone o seguia, fazendo o mesmo. Um drone "tradicional", por exemplo, não conseguiria alcançar tal feito.

Brian Krzanich, CEO da Intel, indica que se trata "da tecnologia mais sofisticada em um drone comercial”. Segundo ele, o veículo começa a ser vendido ainda na primeira metade desse ano e por menos de US$ 2 mil.

O Typhoon H também conta com uma câmera 4K e hélices dobráveis para torná-lo portátil. Uma tela permite que o controlador veja o que a câmera está vendo em tempo real. 

A Intel já havia demonstrado uma tecnologia similar no ano passado, mas tratava-se apenas de um protótipo. Já o Typhoon H torna a tecnologia mais acessível para consumidores, pelo menos segundo a conta da Intel.

blackfriday50889ciodgf.jpg

O RealSense usa três cameras, uma de visão, outra infravermelha e um laser infravermelho projetor – para medir a profundidade e mapear o mundo ao redor dele. A tecnologia também é usada em laptops, tablets e outros dispositivos.

“Nós acreditamos que estamos no caminho para uma revolução dos drones”, disse Krzanich. Ele também prevê que fogos de artifício serão uma coisa do passado. No futuro, eles serão substituídos por enxames de drones iluminados, disse.

Vale lembrar que nessa segunda-feira (4), a Intel anunciou a compra da startup alemã Ascending Technologies, que tem fabricado drones e oferece um software “piloto automático” e algoritmos para que drones consigam “perceber” e, então, evitar obstáculos. 
 
 

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail