Home > Notícias

Intel apresenta modificações no Classmate PC durate IDF

Portátil voltado para educação ganha tela de 9 polegadas meses antes de chegar a consumidores dos EUA, anunciou Intel no IDF.

IDG News Service/Cingapura

03/04/2008 às 9h15

Foto:

A Intel revelou uma versão atualizada do seu laptop educacional Classmate PC durante o Intel Developer Forum (IDF) em Xangai, com mudanças majoritariamente concentradas no lado estético.

O novo Classmate PC tem um visual mais sofisticado que seu antecessor e deve ter apelo para um grupo maior de usuários. A principal diferença visual do novo laptop está na tela de 9 polegadas, ao invés da antiga de 7 polegadas, e a inclusão de uma câmera para vídeo.

Leia mais sobre o Classmate PC
>Testamos o Classmate PC
>Intel venderá laptop no varejo
>Classmate PC x XO: compare

No entanto, a maioria dos componentes internos do notebook foram mantidos quase sem qualquer alteração em relação ao Classmate PC original. O novo laptop também tem uma camada de plástico leve que faz o papel de alça para carregar o aparelho.

Fotos do Classmate PC atualizado vazaram antes do IDF quando um fabricante da Malásia revelou o aparelho em um evento de mercado. Um documento do produto também foi vazado, desta vez por um fabricante norte-americano.

Como seu antecessor, o novo Classmate PC roda Linux e Windows XP e pode ser usado para aplicações escolares.
++++
Umas das melhorias mais práticas do novo design do laptop é a localização do leitor de cartões. Na primeira versão, ele estava atrás do notebook, escondido por uma camada de plástico. Agora, o slot está do lado direito do case, onde é mantido protegido de poeira.

O teclado foi mantido do mesmo tamanho indicado para crianças, o que dificultará o manejo por adultos. Mas a Intel acrescentou teclas coloridas para determinadas funções para melhorar a usabilidade do aparelho. Além disto, o trackpad foi aumentado.

Assim como o antigo, a nova versão do Classmate PC tem chip Celeron M de 900 MHz e usa ou disco rígido ou armazenamento em estado sólido, com opções de até 2 GB internos.

No terceiro trimestre deste ano, a Intel planeja uma nova reformulação do Classmate PC substituindo o Celeron M pela plataforma móvel Atom, foco das atenções do IDF com dezenas de ultraportáteis com seus chips, afirmou Tom Rampone, vice-presidente da Intel e diretor geral do grupo DA plataforma de canais.

Criado originalmente para estudantes de países em desenvolvimento, o Classmate PC será vendido nos Estados Unidos e em qualquer país que queira vender os portáteis para consumidores, confirmou a Intel durante o IDF.

Ainda que dependa de configuração, o preço do novo Classmate PC ficará entre 400 dólares e 600 dólares.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail