Home > Notícias

Intel começa produzir memórias flash NAND de 34 nanômetros

Produção se dará ainda este ano, por meio da IM Flash Technologies, joint venture formada pela Intel e pela Micron.

IDG News Service/Taiwan

25/11/2008 às 9h58

Foto:

A IM Flash Technologies, joint venture de fabricação de chips entre as empresas Intel e Micron começou a produzir os chips de memória flash NAND usando a tecnologia de 34 nanômetros. O anúncio foi feito na segunda-feira (24/11).

A memória flash NAND é usada para armazenar músicas, filmes e qualquer outro arquivo em tocadores de mp3 e outros eletrônicos de consumo.

A IM Flash Technologias espera que 50% dos chips de sua fábrica em Lehi, no Estado de Utah, nos Estados Unidos, sejam produzidos usando a nova tecnologia até o final deste ano.

Fabricantes de chips como a TSMC e a Intel atualmente produzem chips usando tecnologias de 40 ou 45 nanômetros. Geralmente, quanto mais transistores em um chip e mais juntos eles estiverem, mais rápido será seu desempenho. Além da performance, as empresas estão trabalhando para tornar os chips menores e mais baratos.

A Intel e Micron estão fabricando chips NAND de 32 GB de capacidade para pequenos SSDs (solid-state drives,) que vêm substituindo os discos rígidos, ou em cartões de memória flash, como os usados em câmeras digitais e tocadores de música digital.

Os chips são multi-level cell (MLC) o que significa que podem ser manuseados e ter mais regravações em relação aos chips single level cell (SLC).

A Samsung Eletronics, principal fabricante de chips de memória flash NAND está atualmente atualizando suas fábricas, que usam a tecnologia de 45 nanômetros, para iniciar a produção de chips de 30 nanômetros em 2009.

A empresa demonstrou um chip NAND MLC de 64 GB usando tecnologia de 30 nanômetros em um evento no ano passado.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail