Home > Notícias

Intel compra inglesa OpenedHand, desenvolvedora de Linux

Negociação sinaliza que a fabricante de chips tem interesse em usar o sistema operacional opensource em gadgets.

Techworld.com/Reino Unido

01/09/2008 às 16h14

Foto:

A Intel acaba de anunciar a compra da OpenedHand, uma empresa britânica especializada em desenvolvimento de Linux. A Intel já havia investido na área de Linux com o projeto Moblin para desenvolvimento de produtos de internet móvel.

Em um texto postado no site da OpenedHand, a companhia disse que estava ansiosa por trabalhar com a gigante dos processadores. “A equipe da OpenedHand irá se juntar ao Centro de Tecnologia Open Source da Intel e vai focar no desenvolvimento da plataforma do software Moblin, o programa otimizado para processadores Atom.

Rob Bamforth, principal analista da Quocirca disse que a jogada foi uma demonstração do interesse em Linux como uma plataforma móvel.

“Nós vimos isso no início do ano com a Nokia comprando a Trollteck, um sinal de que o mercado móvel não é tão claro como o dos PCs. Com computadores pessoais temos um mercado dominado por PCs e Macs, mas aparelhos móveis não são assim - há diversas opções de produtos e é cada vez mais diversificada”, disse ele.

Ele acrescentou que acredita que a compra pela Intel foi um caminho para manter suas próprias opções em aberto. “Nós não sabemos como este mercado vai se moldar e é importante ter uma diversa oferta de plataformas”.

Os empregados da OpenedHand continuarão seus projetos existentes. O anúncio da compra informou que a Intel continuará dando suporte aos projetos em open source atuais liderados pela equipe da OpenedHand, como o do Clutter e Matchbox e, na maioria dos casos, irá acelerar esses projetos para que se tornem parte integrante do Moblin.
++++
Bamforh declarou ainda que o problema com a multiplicidade de aparelhos móveis foi o que fez mais embaraçosa para diretores de TI para incorporar produtos móveis dentro de redes corporativas comuns.

“O gerente de TI precisará procurar ferramentas mais poderosas para administrar esses aparelhos. A outra opção é a terceirização da gestão e espero ver mais companhias adotando essa abordagem”.

A Intel não atendeu aos pedidos para falar sobre a compra e os valores da operação.

No mês passado, uma pesquisa da ABI Research apontou que o Linux está
aumentando sua participação e, em 2013, deve liderar no mercado de dispositivos portáteis de conexão à internet 'maiores que celulares, mas menores que laptops'.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail