Home > Notícias

Intel confirma que novo chip de 8 núcleos é o Nehalem EX

Fabricante diz que modelo a ser mostrado na próxima semana é uma repaginação na linha Xeon, de processadores para servidores.

IDG News Service / Cingapura

05/02/2009 às 9h59

Foto:

A Intel confirmou que o futuro chip com oito núcleos e 2,3 bilhões de transistores que revelará na próxima semana é o Nehalem EX, mas se negou a oferecer mais detalhes antes da International Solid-State Circuits Conference (ISSCC), em São Francisco (EUA).

Criado para servidores com múltiplos processadores, o Nehalem EX será o mais avançado processador da linha Xeon, da companhia.

O chip deverá ser o principal dentro de uma linha com três modelos de seis núcleos que chegam a velocidade de 2,66 GHz. Tais processadores, chamados anteriormente de Dunnington, também serão alvo de um estudo que profissionais da Intel divulgarão durante o ISSCC.

Alguns dados técnicos do novo componente já foram revelados. O processador é uma variante da família Nehalem e será fabricado usando o processo de 45 nanômetros. Como outros dispositivos da linha, o Nehalem EX suportará memória DDR3 e incluirá controladores de memória integrados.

O Nehalem EX também usará a tecnologia QuickPatch Interconnect no lugar do front-side bus para conectar processadores entre si e outros componentes do sistema, com dados trocados com maior velocidade entre diferentes pontos.

Ainda que a Intel não confirme uma data oficial para lançamento, é provável que o novo processador chegue ao mercado na segunda metade de 2009. Nos últimos anos, toda repaginação na linha Xeon se dava no terceiro trimestre do ano.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail