Home > Notícias

Intel e Google mostram próxima geração dos Chromebooks

Máquinas equipadas com processadores Haswell chegarão ao mercado antes do final do ano

Agam Shah, IDG News Service

12/09/2013 às 13h23

Foto:

A Intel e a Google anunciaram uma nova geração de Chromebooks, mais rápidos e mais eficientes no uso de energia, que serão produzidos por empresas como a HP, Acer e Toshiba. Os novos modelos serão equipados com processadores Haswell e chagarão às lojas a tempo para a temporada de compras do fim do ano, de acordo com Doug Fisher, vice-presidente do grupo de software e serviços na Intel.

Equipados com o sistema operacional Chrome OS, os Chromebooks terão autonomia de bateria 50% maior, e desempenho 15% superior, aos modelos atualmente disponíveis, disse Fisher durante uma palestra no Intel Developer Forum, em San Francisco, nesta quarta-feira.

ASUS, Lenovo e HP já oferecem Chromebooks baseados em processdores Intel Celeron, enquanto a Samsung tem um modelo com um processador próprio baseado na arquitetura ARM. Os Chromebooks são notebooks leves para pessoas que realizam a maioria de suas tarefas de computação na web. O HP Chromebook 14 terá um módulo 4G opcional e oferecerá mais de 9 horas de autonomia de bateria, disse Fisher. Detalhes sobre os modelos da Acer e Toshiba não foram divulgados.

Uma “Chromebox” da ASUS, um computador desktop com o Chrome OS e processador Haswell, também foi demonstrada no palco. Segundo Fisher ela pode ser usada “em casa, em um quiosque ou em um call center”.

Segundo Sundar Pichai, vice-presidente sênior para Android, Chrome e Aplicativos na Google, o Chrome OS representa “uma nova forma de computação”. Os Chromebooks já representam 25% das vendas na categoria de PCs abaixo dos US$ 300, segundo o executivo, citando “estimativas de analistas externos”.

“Eles também são um sucesso na edução, e estão em uso em mais de 5 mil escolas nos EUA”, disse Pichai.

O Chrome OS é otimizado para os processadores Intel, e a empresa tem mais de mil engenheiros trabalhando no Chrome para ajudar a levar estes dispositivos ao mercado, disse Fisher. “Estamos otimizando o kernel, os drivers e a experiência de navegação”, segundo ele.

A Intel não mencionou os preços esperados para os novos Chromebooks com processadores Haswell. Os preços dos modelos atuais variam bastante: um Chromebook da Acer custa a partir de U$ 199, enquanto o mais sofisticado, o Chromebook Pixel da Google, custa US$ 1.299.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail