Home > Notícias

Intel e Hitachi se unem para fabricar discos em estado sólido (SSD)

A fabricante de drives Hitachi GST usará exclusivamente os chips flash NAND da Intel em seus SSDs, que chegam ao mercado em 2010.

Redação do IDG Now!

02/12/2008 às 9h30

Foto:

A Intel e a Hitachi Global Storage Technologies anunciaram nesta terça-feira (02/12) uma aliança para produzir discos em estado sólido (SSDs) para servidores e estações de trabalho.

Pelo acordo, a fabricante de drives Hitachi GST usará exclusivamente os chips flash NAND da Intel em seus SSDs de alta capacidade. Juntas, as empresas vão desenvolver drives que usam as interfaces Serial Attached SCSI e Fibre Channel. A expectativa é de que os produtos cheguem ao mercado em 2010. Os termos financeiros do acordo não foram divulgados.

Os SSDs baseados em chips de memória flash são mais rápidos e costumam consumir menos energia do que os tradicionais discos rígidos pelo fato de não possuírem partes móveis. Embora os SSDs sejam mais caros dos que os HDs, a alta velocidade de acesso a informações e as características de consumo de energia são interessantes para aplicações de alta capacidade, como data centers.

A Intel continua a vender SSDs para laptops e desktops usando a interface SATA, com sua marca própria.

Os chips de memória flash da Intel são produzidos em um parceria com a Micron batizada de IM Flash Technologies (IMFT). A joint-venture não fornece os componentes a outras empresas.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail