Home > Notícias

Intel e Microsoft devem apresentar tablets e ultrabooks com Windows 8

Segundo fontes próximas, empresas preparam exibição no Fórum de Desenvolvedores e na convenção BUILD; tablet da Samsung deve ser uma das atrações.

Macworld / Reino Unido

13/09/2011 às 10h39

Foto:

A Intel planeja mostrar esta semana o ainda inédito sistema Windows 8, da Microsoft, em tablets baseados nos novos processadores Atom e em ultrabooks. As demonstrações serão feitas durante o Fórum de Desenvolvedores Intel (IDF) e na conferência BUILD da Microsoft, que acontece hoje (13/9), de acordo com uma fonte familiar com os planos das companhias

A companhia exibirá os ultrabooks e outros aparelhos com Windows 8 e tentará angariar o apoio dos desenvolvedores ao sistema na plataforma x86. O Windows 8 rodará em tablets e PCs, e a Microsoft adicionou ao sistema o uporte à arquitetura ARM, que é usada na maioria dos smartphones e tablets do mercado, além da arquitetura x86 já usada em PCs.

Um dos anúncios mais esperados é de tablets da Samsung com Windows 8 baseados em chips Intel, que pode ser feito durante a conferência BUILD. Apesar de a Intel dominar o mercado de PCs, a companhia praticamente não possui presença na área de tablets, e espera desviar a atenção dos desenvolvedores de apps para tablets para longe da plataforma ARM. A Intel focará nos futuros processadores Medfield para tablets durante o Fórum, e também é esperado que a empresa mostre aparelhos como netbooks rodando chips Atom.

A Intel e a ARM duelam nos mercados de PCs e aparelhos móveis. Na IDF a Intel fornecerá mais detalhes sobre os ultrabooks, que a empresa descreve como computadores finos e leves com recursos similares aos dos tablets. A Intel espera que esses ultrabooks revitalizem o interesse nos computadores, setor que tem visto suas vendas caírem, em boa parte por causa da chegada dos tablets.

Já a ARM espera tirar a liderança da Intel no mercado de PCs usando uma plataforma comum, o Windows 8, para expandir a presença da sua arquitetura, dos tablets para os PCs. As fabricantes de chips Nvidia e Texas Instruments também estarão presentes na conferência BUILD para alardear o suporte ao Windows 8 em seus chips, que são baseados na arquitetura ARM.

A Nvidia e a Texas afirmaram que colocarão seus chips baseados em ARM em notebooks em uma tentativa de “roubar” uma fatia do mercado de PCs da Intel. A Nvidia confirmou que o Windows 8 funcionará em seus próximos chips Tegra, que possuem o nome código Kal El e devem chegar até o final deste ano aos tablets e PCs.

Procurada pela nossa reportagem, a Intel não quis comentar o assunto. A IDF será realizada esta semana em San Francisco, Califórnia, enquanto a BUILD acontece no mesmo período e no mesmo estado, mas na cidade de Anaheim.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail