Home > Notícias

Intel e Nokia liberam código do MeeGo para desenvolvedores

Empresas, que se uniram para lançar um sistema operacional para gadgets, tornam disponível versão do kernel para programadores.

Sumner Lemon, do IDG News Service

01/04/2010 às 12h53

Foto:

Programadores começaram a testar o MeeGo a partir de uma versão de testes da plataforma. O MeeGo é um sistema operacional baseado em Linux, resultado da união entre o Moblin, desenvolvido pela Intel, e do Maemo, sistema da Nokia. Ele foi projetado para ser usado em smartphones, notebooks e netbooks. Os primeiros aparelhos baseados no sistema operacional são esperados para este ano.

A Nokia e a Intel lançaram na quarta-feira (30/3) a infra-estrutura de distribuição do MeeGo e da base do sistema operacional, incluindo o kernel. "Este é o último passo na fusão completa entre Maemo e Moblin e estamos contentes em compartilhar o código do sistema e, assim, promover o desenvolvimento contínuo da nova plataforma", escreveu Imad Sousou, diretor da Intel Open Source Technology Center, no blog do MeeGo.

O download desses componentes pode ser feito no site do MeeGo. Há versões para dispositivos portáteis que possuem processadores com instruções x86, como netbooks e notebooks, e também para dispositivos que usam processadores ARM, como o smartphone Nokia N900.

A primeira versão completa de MeeGo deve estar pronta em maio. Por agora, os desenvolvedores têm acesso a componentes do núcleo do sistema operacional, que pode ser iniciado por um computador, mas não inclui qualquer um dos componentes da interface gráfica planejada para a versão final, direcionada a usuários.

Como resultado, os desenvolvedores que instalarem o sistema operacional terão apenas o modo de terminal, que permite a digitação de comandos. Segundo Sousou, os componentes adicionais de MeeGo serão lançado nos próximos dias.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail