Home > Notícias

Intel encolhe suas unidades de estado sólido e foca nos tablets

Novos modelos da Série 525 tem um oitavo do tamanho de um SSD convencional, mas o mesmo desempenho.

Jon Gold, Network World EUA

05/02/2013 às 11h52

Foto:

O novo Solid State Drive 525, da Intel, tem desempenho idêntico ao de uma unidade SSD de 2.5 polegadas mas ocupa apenas um oitavo do espaço, disse a empresa em um anúncio na última semana.

O SSD 525 está disponível em capacidades de 30 GB, 60 GB, 90 GB, 120 GB, 180 GB e 240 GB, e usa a mesma arquitetura de 25 nm de outras unidades de estado sólido maiores produzidas pela Intel. A unidade usa um conector mini-SATA, que permite que seja plugada em slots PCIe menores, comuns em notebooks, mas mantendo a taxa de transferência máxima de 6 GB/s típica da interface.

O diminuto aparelho pode ajudar aumentar a visibilidade da Intel no segmento de mobilidade. Apesar de seu domínio entre os desktops e notebooks, a empresa não tem visto larga adoção de seus processadores em smartphones e tablets, e pode se beneficiar de uma melhor reputação entre os fabricantes de dispositivos móveis. A Intel também espera que o SSD 525 seja interessante aos fabricantes de sistemas embarcados, em usos como sinalização sinalização digital e entretenimento de bordo.

A empresa afirma que sua série SSD 525 atinge até 50 mil operações de I/O por segundo (IOPS) na leitura aleatória e uma taxa de transferência de 550 MB/s na leitura sequencial, bem como 80 mil IOPS na escrita aleatória e 520 MB/s na escrita sequencial. Os mesmos números das unidades da série 520, que são fisicamente maiores. 

Testes independentes realizados pelo site AnandTech concluíram que a linha SSD 525 é “quase igual” às melhores unidades de estado sólido atualmente no mercado.

Os modelos de 120 e 160 GB já estão disponíveis, e segundo a Intel o restante da família estará disponível ainda neste trimestre.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail