Home > Notícias

Intel lança chip de memória flash com maior densidade no mercado

Um único chip pode armazenar 7 mil fotos

Lucas Mearian

18/05/2010 às 17h29

Foto:

FRAMINGHAM (18/05/2010) - A Intel Corp. anunciou que iniciou hoje a entrega de chips de memória flash NAND produzidos com tecnologia de 25 nanômetros (nm), com o dobro da capacidade dos modelos de 34 nm anteriores.

A Intel anunciou o novo chip, que pode armazenar 8 GB de dados, em fevereiro passado. Fabricantes de discos de estado sólido (SSD), pendrives e cartões de memória combinam múltiplos chips de NAND flash com controladoras especializadas para criar dispositivos de armazenamento de massa.

O novo chip é produzido pela IMFT, uma joint-venture entre a Intel e a Micron Technology, e mede apenas 0.8 x 1.8 centímetros, mas pode armazenar 7 mil fotos, oito horas de video ou 2 mil músicas.

O chip de NAND flash de 25 nm é feito combinando vários chips de 64 Gbit ainda menores. As mais recentes técnicas de litografia da IMFT tornam possível construir produtos usando metade dos chips que seriam necessários com a tecnologia de 34nm atual, o que resulta em projetos menores e com maior densidade.

Por exemplo, um disco SSD de 256 GB pode ser composto por 32 chips NAND de 8 GB cada, em vez de 64 chips. Um smartphone precisaria de apenas 4 chips para chegar aos 32 GB de espaço em disco, e um cartão de memória de 16 GB precisaria de apenas dois. Por isso a nova tecnologia também ajuda na redução geral dos custos de produção de dispositivos móveis.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail