Home > Notícias

Intel lança em março chips Nehalem-EX de oito núcleos para servidores

Processadores devem equipar servidores de quatro soquetes, usados em sistemas e aplicações com grande volume de processamento.

IDG News Service

05/03/2010 às 15h50

Foto:

A Intel planeja lançar processadores Nehalem-EX de oito núcleos para servidores ainda neste mês, segundo o diretor da plataforma Xeon, Shannon Paulin. Cada núcleo físico será capaz de executar duas threads simultaneamente, dando ao servidor 64 processadores virtuais.

O CEO da Intel, Paul Otellini, descreveu o Negalem-EX como o processador mais rápido da empresa até hoje. Entretanto, Poulin se recusou a dar informações sobre a velocidade do clock dos chips. Tudo que se sabe é que ele terá 24MB de cache e 2,3 bilhões de transistores.

O alvo da Intel são sistemas que executam aplicativos com alto tráfego de informações, como bancos de dados. A IBM anunciou nesta semana que vai integrar os novos processadores da Intel em seus servidores System x EX5.

O chip será fabricado com o tecnologia de 45 nanômetros, baseada na arquitetura Nehalem, que integra controladores de memória e amplia a velocidade do sistema cortando gargalos de dados que assombram os processadores anteriores da empresa.

A Intel também lançará ainda em março os processadores da próxima geração Xeon, baseados na micro arquitetura Westmere. Estes chips serão destinados a servidores com dois soquetes, segundo Poulin. Os processadores dessa linha para servidores com quatro soquetes serão lançados somente em 2011.

De acordo com a companhia, os chips baseados na Westmere terão até seis núcleos, 1,17 bilhão de transistores e 12MB de cache com melhor desempenho e recursos para economia de energia em relação aos antecessores de quatro núcleos. Estes processadores estarão na linha de produtos Xeon e serão fabricados por meio do processo de 32 nanômetros.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail