Home > Notícias

Intel lança ferramenta de otimização de disco SSD para Windows 7

Em conjunto com novo firmware, software aumenta desempenho do modelo SSD X25-M em 40%

Lucas Mearian, Computerworld/USA

27/10/2009 às 14h25

Foto:

hd-intel-ssd_150.jpgA Intel tornou disponível um kit para otimizar o desempenho do seu modelo de disco SSD (disco de estado sólido, na sigla em inglês) para o sistema operacional Windows 7. O kit permite ao usuário um melhor gerenciamento do SSD. Em conjunto com o firmware, o kit utiliza set de instruções ATA (chamado pela simples sigla de Trim), desenvolvido sobre o Windows 7 dimensionando assim o melhor desempenho para o novo sistema operacional da Microsoft.

"Não apenas usuários do Windows 7 recebem melhorias de desempenho, mas também usuários do Windows XP e Windows Vista", disse Pete Hazen, diretor de marketing da Intel NAND Solutions Group.

O Trim consegue reconhecer blocos onde dados foram apagados e blocos que ainda não foram utilizados. Dessa forma, o Trim consegue gravar novos dados apenas nos blocos que não foram utilizados. Dessa forma, a utilização dos circuitos da memória (pois o disco SSD é composto de chips, como memórias), é feita de modo uniforme, aumentando a vida útil do componente.

Para os proprietários de modelos X25-M com 160 GB de capacidade, a atualização do firmware também oferece um aumento de velocidade de gravação seqüencial de até 100 MB por segundo, uma melhoria de desempenho de 40% sobre a versão atual do firmware.

Além do desempenho, a ferramenta também oferece suporte à tecnologia SMART (Self-Monitoring and Reporting Technology), que detecta e antecipa falhas, gerando relatórios sobre problemas encontrados.

Ele fornece um diagnóstico completo, junto com as ações recomendadas. Também dispõe de uma interface gráfica que permite aos usuários programar e executar o comando Trim independente do sistema operacional.

A Intel recomenda a atualização de firmware e instalação da ferramenta para garantir o melhor desempenho vida útil do SSD. O kit (firmware e software) pode ser baixado nesse link da Intel.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail