Home > Notícias

Intel apresenta nova série do processador Itanium

A série 9300 tem capacidade para executar até oito threads de uma só vez, suprindo ambientes de missão crítica que processam grandes volumes de dados.

René Ribeiro, da PC WORLD

10/02/2010 às 16h04

Foto:

A Intel lançou hoje a série 9300 do processador Itanium, anteriormente conhecido pelo codinome “Tukwila”, que oferece mais do que o dobro do desempenho de seu antecessor, melhora a escalabilidade e adiciona características de confiabilidade à plataforma Itanium.

A série 9300 possui dois bilhões de transistores e tem quatro núcleos (a série antecessora tinha dois núcleos) e executa até oito threads por vez (por meio da Tecnologia Intel Hyper Threading), até 800% de aumento na largura de banda dos interconectores do sistema, até 500% de melhoria na largura de banda da memória e até 700% de aumento na capacidade de memória utilizando memórias padrão DDR3.

A série 9300 do Itanium melhorou a arquitetura e capacidade de serviço (RAS) que se estendem por todo o processador, à tecnologia Intel QuickPath Interconnect e ao subsistema de memória.

A arquitetura do processador coordena a manipulação de erros pelo hardware, firmware, sistema operacional e melhora a disponibilidade do sistema ao habilitar a recuperação de erros.

A nova série do Itanium emprega a segunda geração da tecnologia de virtualização da Intel para melhorar o desempenho e a robustez. Com essas características, o processador Itanium vai suprir ambientes de missão crítica que processam grande volume de informações.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail