Home > Notícias

Intel lança sua “App Store”

Além de ferramentas, Atom Developer Program prevê aliança com fabricantes para lojas de venda de aplicativos, nos moldes da loja online da Apple

IDG News Service/EUA

23/09/2009 às 15h10

Foto:

A Intel anunciou nesta terça-feira (22/9) planos de criar um programa que permitirá que aplicativos para netbooks sejam desenvolvidos e vendidos por meio de lojas online, assim como na App Store, loja online da Apple.

O Atom Developer Program ajudará desenvolvedores a adaptar programas já existentes para aparelhos que usem o processador Atom, da Intel, afirmou o principal executivo da empresa, Paul Otellini, em apresentação que abriu o evento Intel Developer Conference.

O programa também prevê a distribuição de ferramentas e kits de desenvolvimento para a criação de aplicativos que poderão ser vendidos pelas lojas, afirmou ele, dando aos seus autores participação nos lucros.

Inicialmente, as ferramentas serão voltadas apenas a aparelhos com chips Atom. A empresa afirmou que pretende estender o programa para o desenvolvimento voltado a aparelhos com telas menores, como smartphones.

A Intel está trabalhando com empresas como Acer, Asustek Computer e Dell para criar lojas onde desenvolvedores podem vender aplicativos, afirmou Otellini. Cada um dos fabricantes anunciará datas de lançamento para suas lojas, confirmou a Intel.

Por mais que o uso de ultraportáteis tenha aumentado nos últimos dois anos, novos aplicativos podem ajudar ainda mais a ampliar a procura pelos aparelhos, segundo Otellini.

O executivo afirmou que a Intel pretende oferecer ferramentas para que desenvolvedores criem programas que rodem sem problemas em diferentes plataformas. Os aplicativos teriam de ser rescritos uma vez, para que pudessem rodar em diferentes plataformas.

O anúncio é um esforço da Intel para expandir seu ecossistema de softwares ao redor de aparelhos móveis.

A companhia tem uma posição forte em PCs e servidores que usam chips x86, mas precisa de novos aplicativos em aparelhos móveis para aumentar sua presença no setor.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail