Home > Notícias

Intel lançará processador dual-core Atom ainda neste trimestre

Empresa negou-se a dar detalhes sobre o lançamento, e também não especificou se o Atom dual-core saíra para netbooks e desktops.

Por IDG News Service

14/04/2010 às 10h50

Foto:

A Intel lançará um processador dual-core Atom ainda neste trimestre, na tentativa de melhorar o desempenho de seus chips de baixo custo e potência, revelou o CEO da empresa, Paul Otellini, durante uma teleconferência na última terça-feira (13/4).

O executivo negou-se a dar detalhes sobre o lançamento, e também não especificou se o Atom dual-core saíra para netbooks e desktops de pequeno porte. Quando perguntado sobre o possível lançamento de um processador para netbooks neste trimestre, o porta-voz se esquivou e disse apenas que alguns anúncios são esperados para o período.

Se o chip for realmente desenvolvido para os netbooks, ele será a primeira criação do gênero. A Intel oferece apenas chips single-core Atom para netbooks, que incluem o Atom N450 - roda a 1,66 GHz, e o N470 - roda a 1.83GHz.

O chip dual-core pode trazer um aumento de velocidade necessária aos netbooks, uma vez que são principalmente concebidos para a navegação na Web e aplicativos básicos de produtividade.A companhia já oferece chips dual-core para desktops de pequeno porte, incluindo o D410 e D510 Atom.

A Intel apresenta o chip netbook Atom como parte da plataforma Pine Trail, em dezembro. Os chips, com o codinome Pineview, integram os gráficos e o controlador de memória dentro da CPU. Essa forte integração reduziu o tamanho do pacote de chips Atom em até 70% comparado com a geração anterior de chips, afirmou a empresa.

Também existe a expectativa de se aumentar ainda mais o desempenho do netbook, adicionando suporte para memória DDR3. Os aparelhos atuais vêm com a memória DDR2 mais lenta. A empresa ainda não anunciou oficialmente um movimento para DDR3, embora a mudança pareça iminente. 

Mesmo que a demanda por netbooks tenha “estacionado” nos cerca dos 20% de todos os portáteis de consumo, Otellini é positivo sobre o negócio. A Intel também está colocando chips Atom em dispositivos como smartphones e tablets até o final deste ano, disse Otellini.

 

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail