Home > Notícias

Intel planeja lançar primeiro Moorestown para telefones em 2011

Durante uma demonstração, a companhia exibiu "World of Warcraft II" e o filme "Avatar" rodando em um smartphone.

IDG News Service

02/06/2010 às 11h12

Foto:

A Intel espera que os primeiros telefones móveis, baseados na plataforma Moorestown, sejam lançados em 2011, declarou a empresa nesta quarta-feira (2/6), durante a Computex, em Taiwan. 

O Moorestown combina o processador Atom e um processador gráfico em um único componente destinado ao mercado de tablets e smartphones. O chip possui um consumo menor de energia e maior desempenho do que os rivais, informou a empresa.  

A companhia espera que a plataforma seja lançada para tablets ainda em 2010.

"Os modelos para smartphones estarão no mercado no primeiro semestre de 2011", disse Anand Chandrasekher, vice-presidente sênior e gerente geral do Ultra Mobility Group da Intel. "Um celular precisa passar por testes mais rigorosos que os computadores, por isso, essa versão demorará mais para chegar ao mercado",  informou ele. 

A Intel lançou o Moorestown no início de maio de 2010 e, durante a Computex, muitos fabricantes de eletrônicos já estão mostrando protótipos usando o produto. 

Durante uma demonstração, a Intel apresentou o jogo "World of Warcraft" rodando em um smartphone com Moorestown, e exibiu um vídeo em alta definição do filme "Avatar".




Instale o Flash Player para assistir a este vídeo


 

Segundo a companhia, o novo chip tem desempenho gráfico de duas a quatro vezes superior aos processadores dos smartphones concorrentes, além de ser o único com capacidade para lidar com vídeos em Full HD (1080p). E, embora, a maioria dos telefones não tenha resolução de tela com suporte para alta definição, provavelmente muitos tablets oferecerão esse recurso.

O Moorestown suporta sistemas operacionais como Android e Meego, mas ainda não é compatível com Windows. 

No início do próximo ano, a Intel lançará uma segunda versão do seu chip. Batizado de Oak Trail, o produto será uma variante do Moorestown, visando o mercado de tablets.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail