Home > Notícias

Intel quer baterias de netbooks com chip Atom durando o dia todo

Objetivo é que plataforma Atom, para netbooks, reduza o consumo de energia pelo PC.

IDG News Service/Taiwan

03/06/2009 às 10h39

Foto:

A capacidade de usar um netbook o dia todo com uma única carga na bateria é um dos objetivos que a Intel mira com o desenvolvimento de sua plataforma Atom.

"Estamos tentando reduzir a energia, ter discos mais inteligentes e sistemas mais leves para aumentar a vida útil da bateria", disse o líder da divisão de plataformas móveis da Intel, Mooly Eden, durante o evento Computex, em Taiwan, nesta quarta-feira (03/06).

> Baterias recarregáveis: pequenos avanços

"A ideia é entregar um produto que durará todo o dia. O usuário poderá sair com seu netbook sem precisar levar o fonte para carregar a bateria", completou.

A maioria dos netbooks oferecem entre três e cinco horas de duração em baterias de três células e aproximadamente o dobro em baterias de seis células. Mas baterias com maior vida útil são mais pesadas e maiores - o efeito oposto ao buscado por quem comrpa um  netbook.

"Precisaremos mais que uma bateria de três células ou algum tipo de bateria que não seja necessariamente de célula, ou ainda esperar até que químicos e físicos melhorem as atuais baterias para obter uma maior densidade de energia”, disse Eden.           

Densidade de energia é uma medida da quantidade de energia que pode ser acumulada em uma bateria em relação ao seu volume. Aumentar a densidade resultaria num aumento de energia na bateria, sem que ela aumentasse o tamanho.

A vida útil de uma bateria pode ser extendida ao reduzir a quantidade de energia consumida pelos componentes de um PC. A Intel vem desenvolvendo sucessivas versões do Atom - seu processador de baixo-consumo voltado a netbooks - que consumam menos energia.

Além disso, os chips “Pine Tail”, recém-lançados pela companhia, consolidam a plataforma Atom, que antes usava três chips, para apenas dois chips, o que ajudará a reduzir o consumo de energia.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail