Home > Notícias

Intel reduz consumo de energia dos chips Xeon de quatro núcleos

Segundo a fabricante, processadores Xeon utilizam tecnologia de empacotamento sem halogênio, que é melhor para o meio ambiente.

IDG News Service/Cingapura

08/09/2008 às 8h42

Foto:

A Intel anunciou nesta segunda-feira (08/09) novos processadores de quatro núcleos Xeon, nos modelos L5430, X5470, X5492 e X5270, todos sem o uso de halogênio. Eles possuem velocidade no clock de 2.66GHz a 3.5GHz. Os chips da linha 5400 já estão disponíveis e o X5270 será lançado nos próximos meses.

De acordo com a empresa, o consumo é de 12,5 watts por núcleo no L5430, ou 50 watts no total. Já o X5270 consome 80 watts no total. No entanto, nem todos os processadores são de baixo consumo. Os chips de alto desempenho, como o  X5492, consomem cerca de 150 watts - apesar do fato de que os compradores
ignoram TI verde e preferem desempenho
, conforme aponta uma pesquisa recente.

A Intel não confirmou como o halogênio era usado no passado, mas ele é comumente usado para retardar as chamas e colocado na resina usada para o empacotamento de alguns chips. O halogênio solta na atmosfera dioxinas (resíduos tóxicos) quando esses componentes são jogados fora ou queimados.

A Intel trabalha para ter empacotamento sem halogênio em toda a sua linha de chips e planeja concluir esse processo até o final de 2008.

Os primeiros chips que não usaram halogênio foram da linha Atom, lançados no início do ano. Agora, a Intel afirma que a mesma técnica de empacotamento vai ser usada em todos os chips Xeon.

A Intel está trabalhando com outras iniciativas de TI verde. No ano passado, a companhia iniciou o projeto de solda sem chumbo (lead-free) para os chips produzidos em 45 nanômetros.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail