Home > Notícias

Intel trabalha com o Google em apoio ao Chrome OS

Parceiros como Asus, HP e Lenovo, não confirmam que estão desenvolvendo equipamentos, mas apenas avaliando o sistema operacional

IDG News Service/Taiwan

10/07/2009 às 9h20

Foto:

A Intel, fabricante de chips, está trabalhando com o Google em apoio ao sistema operacional Chrome, anunciado esta semana pelo gigante de buscas, informou um porta-voz da empresa nesta sexta-feira (10/7).

Os processadores da Intel estão na maioria dos computadores do mundo e, por isso, seu apoio ao Chrome OS é importante, já que o mercado de sistemas operacionais é dominado pelo Windows, da Microsoft.

“Trabalhamos com o Google em vários projetos, incluindo elementos do Chrome, e nos mantivemos em segredo por algum tempo”, diz o porta-voz da Intel para a Ásia-Pacífico, Nick Jacobs, que negou mais detalhes sobre o relacionamento entre as empresas.

A Intel tem buscado mais apoio no mercado de dispositivos móveis para expandir a presença do chip Atom, o processador mais popular utilizado em netbooks. O Google prometeu anunciar novidades sobre o Chrome em pequenos notebooks ainda este ano.

Ao falar sobre os parceiros que estão fabricando equipamentos para rodar o Chrome OS, o Google não mencionou a Intel. A lista inclui HP, Acer e Lenovo, além de fabricantes de chips para celulares Qualcomm,  Texas Instruments e Freescale Semiconductor.

A maioria dos fabricantes apontados pelo Google, contudo, afirmam que ainda estão avaliando o software, mas não se comprometem a criar dispositivos com ele.“Estamos estudando o Chrome OS”, diz a responsável por relações com a mídia da HP, Marlene Somsak. “Queremos avaliar a capacidade que o sistema tem para as indústrias da computação e telecomunicações.”

A chinesa Lenovo também diz estudar o desenvolvimento do sistema operacional Chrome, e avaliando o software com base nos valores de seus clientes. “Queremos oferecer mais escolhas de produtos e capacidade em termos de tecnologia e recursos”, diz a empresa.

A pioneira na fabricação de netbooks Asustek Computer também não confirma que lançará produtos com o Chrome OS. “Trabalhamos com muitas empresas e atualmente estamos avaliando o sistema operacional. Não temos nada a anunciar e não há certeza de que algum de nossos produtos será lançado com o Chrome”, disse um representante da Asus, Alvin Chen.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail